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Contratar ou promover: qual o caminho para cargos altos na empresa?

6 min de leitura

Publicado em 30/09/19

Atualizado em Abril 1, 2022

Toda vez que uma nova vaga para um cargo de liderança é aberta, surge a mesma dúvida na cabeça dos gestores: contratar ou promover? Designar alguém da equipe ou recorrer ao mercado para trazer um novo profissional?

É verdade que o mundo do trabalho como um todo vive um momento de transformação. Enquanto algumas profissões vão se tornando obsoletas, novos cargos e funções despontam a todo instante. Muitos papéis que serão cruciais para o futuro do trabalho ainda nem existem! Um dos resultados desse cenário chama-se Escassez de Talentos.

Mas o que isso tem a ver com as possibilidades de promoção ou contratação? Entenda a seguir!

Clique no play para conferir a versão em podcast deste conteúdo!

A Escassez de Talentos

A dificuldade em encontrar profissionais capazes de suprir as necessidades do mercado é uma das responsáveis por dificultar a decisão dos gestores e profissionais de Recursos Humanos sobre contratar ou promover.

A pesquisa sobre o tema, publicada pelo ManpowerGroup em 2018, mostra que 37% das empresas de grande porte relatam problemas para preencher as vagas. Além disso, 52% dos empregadores afirmam que os profissionais que se candidatam às vagas não têm as habilidades técnicas ou interpessoais necessárias.

As chamadas soft skills são cada vez mais valorizadas no mercado e essenciais em cargos de liderança. Características como comunicação, capacidade de resolver problemas e facilidade para trabalhar em grupo estão inseridas neste contexto. Para resolver as dificuldades trazidas por esse cenário, as empresas precisam buscar alternativas, e entre elas estão formar e comprar talentos. Mas o que isso significa?

Ambos os caminhos apresentam vantagens e desafios específicos. Enquanto para formar é preciso implementar uma cultura de aprendizado contínuo na sua empresa, para comprar é necessário investir para tornar sua vaga uma verdadeira oportunidade.

Entre os dois caminhos, um bom gestor de RH deve saber analisar as circunstâncias para chegar à decisão adequada. O importante é entender qual delas é a mais apropriada às necessidades da empresa. Ao longo deste texto, vamos falar sobre as condições que devem permear suas escolhas.

Quando devo promover?

Em termos gerais, a promoção de um talento é uma boa opção. Recorrer a colaboradores que já estão inseridos na empresa é uma maneira de reconhecimento. Além disso, o profissional já tem conhecimento de práticas e cultura organizacionais, facilitando sua adaptação ao novo cargo.  

Outro aspecto positivo é que você tem mais tempo para observar e conhecer os profissionais de sua equipe em relação aos disponíveis do mercado. Em vez de apenas uma entrevista, conversa e testes, você tem todo um histórico de desempenho, analisando melhor as soft skills dessa pessoa.

O custo de contração também é menor, já que é possível eliminar os gastos com o processo seletivo. Por fim, uma política de promoções reverbera positivamente em todos os profissionais da empresa, aumentando a retenção de talentos e melhorando o clima organizacional, já que funciona como motivação entre todos.

“Reconhecer colaboradores que são engajados não só em suas tarefas, mas também na atualização profissional e nos resultados da empresa aumenta o comprometimento e o rendimento de toda a equipe”.

Wilma Dal Col, Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do ManpowerGroup Brasil

A importância de capacitar

Para que uma promoção resulte no efeito esperado, é necessário que o colaborador tenha sido capacitado para suas novas funções, já que em uma função superior, haverá ainda mais responsabilidades sob sua tutela. Por isso, suas habilidades relacionadas a liderança devem ser aprimoradas.

Quais são as habilidades relacionadas à liderança?

Abaixo trazemos algumas das mais importantes habilidades que todo líder deve ter, independentemente da área de atuação:

  • empatia;
  • comunicação;
  • habilidades técnicas;
  • visão estratégica;
  • resiliência.

 

Pesquisa Revolução das Competências

Para saber mais sobre esse assunto, assista ao vídeo em que Wilma Dal Col, Diretora do ManpowerGroup Brasil, falou ao RH Talks sobre a Revolução das Competências em nosso canal do YouTube. Confira.

https://www.youtube.com/watch?v=0vHMP9EPZlw

 

 A formação do material humano internamente também é responsabilidade do RH. E, para isso, é necessário criar uma cultura de aprendizado contínuo, envolvendo lideranças e colaboradores. Enquanto os indivíduos devem buscar formação, a empresa precisa investir no desenvolvimento das competências necessárias para o crescimento desses profissionais, com treinamentos e outros recursos que favoreçam o aprendizado, como mentoria e até permitindo que parte do horário de trabalho seja utilizado em cursos online.

Quando devo contratar?

Existem, porém, cenários em que promover funcionários não é o caminho sugerido. São os casos, por exemplo, em que são necessárias capacidades técnicas específicas, ou mesmo humanas,  que não estão disponíveis na sua equipe.

Se em uma análise da empresa for identificada a necessidade de renovar a cultura organizacional ou desassociá-la de um histórico de má gestão, novos líderes podem ajudar em uma mudança mais rápida. Existem casos em que a equipe realmente precisa de uma pessoa vinda de fora, uma cara nova, para mudar o cenário da empresa de maneira positiva.

“Uma equipe desmotivada pode virar a chave com a adição de um novo líder que mude o cenário positivamente”.

Wilma Dal Col, Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do ManpowerGroup Brasil

Emergência

Essa é uma situação que pode acontecer, mas não deveria: uma saída abrupta abre uma vaga de grande importância e urgência e não há ninguém preparado para assumir esse posto. Por isso, é importante ter em sua companhia a mentalidade de desenvolvimento de talentos contínuo. Assim, você não será “pego de surpresa” e poderá escolher estrategicamente a melhor opção. 

Como contratar bem?

Se você optar por contratar um novo colaborador para a posição de líder, é preciso atrair profissionais qualificados para a vaga. Trabalhe seu Employer Branding fixando a organização como uma opção desejável de carreira.  Além disso, é importante entender que o processo seletivo para um líder é diferente do aplicado para um colaborador operacional. Aqui no blog, temos um artigo que trata exatamente disso. Veja aqui sete perguntas que se deve fazer em uma entrevista para gerência.

Afinal, devo contratar ou promover?

Resumindo: devido à escassez de talentos, está cada vez mais difícil encontrar os profissionais mais qualificados no mercado de trabalho. Então, oferecer uma oportunidade para um colaborador que você já conhece pode ser a resposta, desde que ele tenha o perfil de liderança e seja desenvolvido internamente para o cargo. Quando não há possibilidade de encontrar esse talento em sua equipe, aí sim você deve recorrer ao mercado para trazer alguém com uma experiência diferente e que una as habilidades necessárias para o cargo em questão. 

Desenvolver as competências humanas em sua equipe não é uma tarefa simples. Por isso, é possível contratar uma consultoria especializada em desenvolvimento de lideranças. Nesse sentido, a Right Management, linha de negócios do ManpowerGroup, pode te ajudar. Com mais de  35 anos de experiência em gestão de carreira e estratégia de talentos, a empresa oferece serviços de desenvolvimento individual, gestão de carreira, outplacement, entre outros. Conheça os serviços clicando aqui.

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