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Como dar feedback positivo e negativo para sua equipe

6 min de leitura

Publicado em 05/05/20

Atualizado em Julho 28, 2021

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Seja qual for o ramo de atuação da sua empresa, o feedback é um dos seus maiores aliados para melhorar o desempenho tanto da equipe, quanto dos líderes. Dar um feedback pode não ser a ação mais prazerosa do seu dia e, justamente por isso, é preciso tomar certos cuidados na hora dessa conversa.

Neste artigo, abordaremos o feedback que é passado de líderes ou RH para os colaboradores e quais as diferenças entre trazer pontos positivos e negativos para essa conversa. Continue conosco!

Qual a importância do feedback para o colaborador e para a companhia?

No inglês, feedback quer dizer retroalimentação ou alimentação retorno. Ou seja, um processo em que algo que se faz retorna para você. No ambiente corporativo, ele cria a possibilidade de crescimento e aprendizado por meio de diferentes tipos de avaliações de desempenho. Quando falamos de feedback, estamos dando sinais e informações que possam mostrar aos profissionais da companhia o que eles estão fazendo bem, o que deve ser melhorado e o que deve ser evitado.

Por mais autoconhecimento que determinado colaborador possua, é muito difícil ter sozinho uma visão de quais ações e atitudes estão dando resultado e quais precisam mudar. Por isso é tão importante ter também avaliações e opiniões sobre seu trabalho e sua postura vindo de líderes da companhia, ou mesmo dos profissionais do RH. 

Então, a importância do feedback é permitir que os colaboradores compreendam, a partir da visão da organização, como estão desempenhando suas funções e como estão sendo percebidos dentro do ambiente de trabalho. Assim, o feedback ajuda colaboradores e empresas a crescerem e se desenvolverem juntos.

Já para a companhia, essa cultura de feedback aumenta a confiança dos colaboradores em relação à organização, o que por sua vez aumenta a produtividade das equipes e ajuda a criar uma cultura organizacional mais madura.

Feedback deve ser cultura

Antes de falarmos sobre o momento da conversa, é importante ressaltar que o feedback que acontece esporadicamente, sem organização, não traz os efeitos desejados nem para a companhia, nem para o colaborador. É preciso instaurar uma cultura de feedback. Isso significa criar uma rotina de comunicação dentro da companhia para falar sobre o desempenho de seus colaboradores. Assim, essas conversas se tornam parte do dia a dia do profissional, ele se sente mais motivado e mais propício a melhorar. Para saber mais sobre os benefícios da cultura do feedback, clique aqui.

É importante lembrar também que o feedback deve ser uma via de mão dupla e, ao mesmo tempo que os colaboradores são avaliados, os líderes também precisam receber feedbacks para melhorarem seu desempenho. 

Por que dar feedback positivo e negativo é diferente?

A própria denominação já demonstra que existem diferenças entre eles. Enquanto o feedback positivo busca reconhecer o mérito de um bom desempenho em algum trabalho, o feedback negativo aborda aspectos de uma tarefa ou comportamento que não estão dando o resultado esperado.

Porém, mesmo com as diferenças, você pode abordá-los juntos numa mesma reunião. O importante é entender as diferenças de cada um.

“Apesar de existirem diferenças na hora de falar, os feedbacks positivos e negativos não podem ser dissociados. Não podemos apenas elogiar um colaborador ou só criticá-lo. Devemos entender o que ele está fazendo bem, o que ele está fazendo mal e como ele pode melhorar seu desempenho”.

Wilma Dal Col – Diretora de RH no ManpowerGroup

Como dar um feedback positivo

É sempre mais fácil dizer para alguém que algo que ele fez foi bom do que quando é ruim, não é verdade? Se feito da maneira correta, essa é uma ferramenta que vai estreitar relações entre empresa e profissional, aumentar sua motivação e seu engajamento. 

Mas não é por isso que um feedback positivo pode ser feito sem planejamento. Isso porque elogios mal colocados podem não contribuir, deixando, por exemplo, um colaborador confiante demais – aumentando a probabilidade de erros – ou até mesmo diminuindo a moral de outros colaboradores.

O mais importante ao dar um feedback positivo é mostrar ao seu colaborador que seu bom desempenho está sendo visto pela organização.

Veja a seguir o que precisa ser feito:

Planeje seu feedback

O primeiro e mais importante ponto é se planejar. Tenha anotações sobre o desempenho do seu colaborador e saiba exatamente quais são os pontos que devem ser exaltados. Você precisa de informações para conseguir repassar o que avaliou do profissional.

Escolha o momento ideal

Procure o melhor momento para trazer esse feedback positivo para seu colaborador. O ideal é que seja depois de uma tarefa encerrada, quando você pode analisar todos os dados e mostrar exemplos concretos de onde seus acertos foram mais vistos.

Traga exemplos concretos

Como falamos acima, é importante que um feedback positivo não fique apenas no mundo das ideias. Por exemplo, se o fato de um vendedor ser bastante comunicativo impactou positivamente nas vendas, traga esses números na hora de mostrar para ele que essa característica está sendo bem vista na empresa.

Expor ou não?

O ideal é que todo feedback seja dado pessoalmente, em uma conversa com o gestor, líder ou responsável pelo RH. Mas diferentemente do feedback negativo, no caso de atitudes e resultados positivos, você pode sim trazer isso para todo o grupo de colaboradores. Claro que é preciso levar em consideração o perfil do profissional e do grupo. Se for alguém mais introvertido, talvez não goste dessa atenção.

Estabelecer metas 

Não é porque algo está sendo bem feito que não possa continuar melhorando e crescendo. Por isso, você pode apresentar metas que trarão benefícios no curto ou longo prazo para o colaborador. Voltando ao vendedor do exemplo de cima, você pode estabelecer que, caso as vendas continuem altas ou cresçam mais, ele pode receber um aumento ou até uma promoção.

Como dar um feedback negativo ou construtivo

Saber como dar feedback negativo a um funcionário não é uma tarefa fácil. Se por um lado existe a necessidade de passar os pontos a serem melhorados para um colaborador, do outro é importante não deixar que ele perca a motivação em trabalhar. 

O mais importante ao dar um feedback negativo é mostrar ao seu colaborador que existem caminhos para melhorar, por isso podemos chamar de feedback construtivo.

Planeje-se

Assim como no feedback positivo, é preciso se planejar para passar exatamente o que você quer para seu colaborador. Por exemplo, mesmo que uma atitude errada tenha um impacto direto, programe-se para ter uma reunião com esse profissional e apresente com clareza a situação.

Comunicação não-violenta

Este é um assunto delicado, portanto deve ser tratado dessa maneira. Evite palavras negativas como “falha”, por exemplo, e também adjetivos negativos. Seja direto e verdadeiro ao mostrar o que precisa ser melhorado no desempenho do profissional.

Seja impessoal e transparente

Muitos profissionais têm dificuldade em aceitar um feedback negativo por levarem para o “lado pessoal”. Por isso é essencial que você seja impessoal, não utilizando adjetivos quando não necessários.

Também é preciso ser transparente, trazendo informações que comprovem o que você está dizendo. Assim como no feedback positivo, ter dados ao seu lado ajuda o colaborador a entender exatamente o que você quer passar. 

Escute o outro lado

Ao passar um feedback negativo, você deve também escutar o que o seu colaborador tem a dizer. Muitas vezes pode existir um fator desconhecido para você, mas que está atrapalhando o desempenho dele. 

Ouvindo-o, você também  é capaz de mostrar como a empresa valoriza os funcionários, deixando o colaborador motivado a realizar as melhorias necessárias.

Traga um caminho 

Não basta apenas mostrar o que está errado ao passar um feedback. É responsabilidade da empresa disponibilizar caminhos para que esse colaborador possa evoluir.

Então crie metas junto ao profissional. É importante que ele saia da reunião sabendo quais mudanças precisa fazer, além de ter um norte para começá-las.

E então? Já consegue entender as diferenças na hora de aplicar um feedback positivo e negativo? Antes de trazer essa conversa para seus colaboradores, você pode precisar de uma avaliação de desempenho. Neste link, você aprende como fazer na sua empresa.

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