Blog ManpowerGroup Brasil

Vagas em TI: o que esperar do mercado brasileiro nos próximos meses?

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 26/04/23

Se você acessou o LinkedIn nas últimas semanas, provavelmente se deparou com ao menos um post sobre a onda de demissões nas big techs. Em meio a tantos relatos, a dúvida que paira em muitos profissionais da área é: será que as vagas em TI continuam aquecidas? 

A resposta mais curta para essa pergunta é: sim. Basta uma pesquisa rápida nos mecanismos de busca para constatar que o mercado de TI segue demandando uma grande quantidade de talentos qualificados.

Mas, para você compreender o cenário completo, é preciso se aprofundar. Por isso, te convidamos a seguir com a leitura do artigo e entender melhor o que tem ocorrido nas gigantes da tecnologia! 

O que está acontecendo no mercado de TI brasileiro? 

Google, Amazon, Microsoft, iFood, Meta, Loggi e PagBank. Essas são apenas algumas das empresas que se tornaram notícia, nos últimos meses, por demitirem muitos colaboradores. 

No Brasil, especificamente, estima-se que ao menos 5,6 mil profissionais tenham sido demitidos desde o começo de 2022 até o dia 31 de janeiro de 2023. Os dados são do site Layoffs.fyi, e revelam, ainda, que foram mapeadas 44 demissões em massa em 38 empresas de tecnologia neste período. 

O fenômeno, que ficou conhecido como layoff, foi desencadeado por um conjunto de fatores. Embora eles possam variar bastante de empresa para empresa, há algumas razões comuns pelas quais as big techs estão demitindo tantas pessoas: 

  • mudanças no cenário econômico após anos de pandemia, como o aumento das taxas de juros para conter a alta global da inflação; 
  • necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, o que muitas vezes exige uma reorganização estratégica; 
  • contratações excessivas que precisaram ser revistas enquanto os investimentos em novos projetos e negócios diminuíram; 
  • ambiente macroeconômico incomum e incerto; 
  • queda na receita de publicidade. 

Ainda que essas demissões em massa tenham sido uma realidade difícil para os profissionais, especialistas acreditam que o mercado brasileiro de TI está se recuperando gradualmente e tem tudo para se desenhar de forma mais otimista em 2023.  

Na sequência, traremos mais detalhes sobre isso. 

O que esperar a partir de agora? 

Mesmo em meio a esse boom de demissões, é inegável que as big techs continuam a ser uma força importante no mercado de trabalho. À medida que o setor cresce e evolui, a tendência é que ele siga abrindo novas vagas em TI.  

Alguns levantamentos recentes mostram exatamente isso: 

  • enquanto em janeiro de 2022 existiam 24 mil vagas abertas para os 25 cargos de tecnologia em alta, no mesmo período de 2023 houve um aumento de 38% nesta frente; 
  • dos 25 empregos que estarão em alta neste ano, mais de 10 são da área de TI; 
  • a expectativa é de que, até 2025, as empresas de tecnologia criem quase 800 mil vagas de trabalho no Brasil; 
  • até 2025, também se estima que haverá 149 milhões de novos empregos digitais em áreas como Privacidade e Segurança, Cibersegurança, Análise de Dados, Machine Learning, Inteligência Artificial e Desenvolvimento de Software. 

Os números reforçam que o setor de tecnologia segue, sim, aquecido e em busca de profissionais com habilidades específicas para ajudá-lo a ir mais longe.  

Escassez de talentos e as soft skills procuradas nas vagas de TI

Ao mesmo tempo em que é um dos setores com a maior demanda global de contratações, o mercado de TI também é um dos que mais sofrem com a escassez de talentos 

Segundo nossa Pesquisa de Expectativa de Emprego mais recente, aproximadamente 4 em cada 5 empregadores, em todo o mundo, relatam dificuldade em encontrar o talento de que precisam em 2023. E entre as habilidades profissionais mais procuradas por eles, TI & Dados ocupam o primeiro lugar do pódio aqui no Brasil e em outros países. 

Nosso estudo também mostrou que, para além das hard skills, as empresas relatam o quão desafiador é encontrar pessoas com as soft skills necessárias. Na área de Tecnologia da Informação, por exemplo, as habilidades comportamentais mais desejadas pelas organizações brasileiras são: 

  1. Raciocínio e solução de problemas; 
  2. Resiliência e adaptabilidade; 
  3. Tomada de iniciativa; 
  4. Pensamento crítico e analítico; 
  5. Colaboração e trabalho em equipe. 

Vale lembrar, ainda, que embora haja a expectativa de que as empresas de tecnologia criem quase 800 mil vagas de trabalho no Brasil até 2025, atualmente o país forma cerca de 46 mil profissionais com perfil tecnológico ao ano 

Tendências em TI que acompanham esse contexto

Diante do cenário que apresentamos acima, com o aumento de vagas de TI e a escassez de talentos na área, algumas tendências começam a se desenhar nas empresas que precisam superar desafios nesta frente. Conforme o nosso Relatório de Tendências em TI, eis as duas principais: 

DESENVOLVIMENTO DOS PRÓPRIOS TALENTOS 

Para os setores em crescimento, será preciso encontrar maneiras cada vez mais criativas de preencher as posições de habilidades médias e altas. Neste sentido, as empresas que se concentrarem em apoiar seus funcionários no avanço da carreira têm maiores chances de atrair, reter, criar e definir a próxima geração de talentos em escala.  

TALENTOS SEM FRONTEIRAS

A percepção de que não há fronteiras para bons profissionais também é outra tendência que chega forte. Torna-se cada vez mais claro que o talento qualificado está amplamente disperso, sendo preciso considerá-lo ao preencher as vagas de TI. 

Neste contexto, uma abordagem baseada em dados torna-se necessária para criar uma estratégia de talentos sem fronteiras que seja realmente bem-sucedida. 

Agora que já está por dentro das principais mudanças e desafios pelos quais o mercado de TI está passando, queremos te convidar a conhecer o que mais vem pela frente: baixe agora mesmo nosso Relatório de Tendências em TI. 

E se você quer encontrar os melhores profissionais tech para acelerar o seu negócio, saiba que a escassez de talentos não precisa ser um problema. Conheça a Experis, do ManpowerGroup, e conte com nossas equipes especializadas em hunting de TI para projetos de curto ou longo prazo.