Sem tempo para ler agora? Experimente ouvir o nosso blog.
Segundo dados da Pesquisa de Expectativa de Emprego, do ManpowerGroup, 79% das organizações de Tecnologia no Brasil enfrentam dificuldades para preencher vagas. Não é de se estranhar, portanto, que a figura do tech recruiter tenha ganhado tanto destaque nos últimos anos.
Para você ter uma ideia, esse profissional especializado ocupou o primeiro lugar da lista de Empregos em Alta 2022, do LinkedIn. Um dos motivos para isso é que, por compreender com profundidade as nuances do mercado tech, ele passou a ser visto como sinônimo de contratação ágil e eficaz de talentos da área.
Para entender qual é o papel do tech recruiter e a importância dele na busca por candidatos de TI qualificados, basta seguir com a leitura que explicamos tudo o que as empresas precisam saber para contar com o apoio desse consultor especializado!
O tech recruiter, também conhecido como IT recruiter, é um profissional especializado em recrutar talentos para posições relacionadas à tecnologia. Sendo assim, ele desempenha um papel fundamental na identificação, atração e contratação de profissionais qualificados para cargos técnicos, como desenvolvedores de software, engenheiros de dados, cientistas de dados, arquitetos de sistemas, entre outros.
Para cumprir com a missão de conectar as empresas aos melhores talentos de TI do mercado, o tech recruiter participa ativamente de todas as etapas que envolvem o recrutamento e a seleção.
De modo geral, as responsabilidades deste profissional incluem:
Talvez você tenha ficado com a impressão de que o tech recruiter nada mais é do que um recrutador tradicional, com o qual boa parte das empresas já está acostumada. Mas, na verdade, há alguns fatores que diferenciam bastante a atuação desses dois profissionais.
Como explicamos antes, os tech recruiters são especializados em recrutar talentos para posições relacionadas à tecnologia. Isso significa que, ao contrário dos recrutadores tradicionais com uma atuação mais abrangente, eles precisam:
Outra diferença marcante é que, por se tratar de uma área que enfrenta a escassez de mão de obra, geralmente os tech recruiters adotam uma abordagem mais ativa na busca por talentos.
Em vez de divulgar as vagas nos canais tradicionais e aguardar que os candidatos interessados se apliquem para elas, o recrutador especializado em TI acessa esses talentos por meio de canais direcionados ou suas próprias redes de networking, abordando-os de maneira mais eficiente.
Essa estratégia é conhecida como Hunting e, em geral, é utilizada quando a empresa procura um perfil muito específico, como um especialista para determinada área, ou precisa de profissionais para assumir posições estratégicas.
Até aqui, vimos que o tech recruiter precisa dominar tanto as técnicas de R&S — das mais básicas às avançadas — quanto as especificidades do mercado de tecnologia.
Mas não para por aí. Para ser bem-sucedido na identificação, atração e contratação de talentos de TI, também é importante que esse profissional seja capaz de:
Agora que você já sabe o que o tech recruiter faz, chegou o momento de entender por que essa é uma profissão que está tão em alta. A busca por talentos de TI deu um salto significativo nos últimos anos. Em contrapartida, a velocidade com que o mercado forma profissionais de tecnologia está muito aquém das demandas organizacionais.
Esse gargalo está levando as empresas a competirem arduamente pelos melhores talentos. Mas para atraí-los, é preciso uma abordagem adequada e cuidadosa.
Nesse sentido, o tech recruiter é o profissional mais indicado para conectar empresas e talentos de TI. Afinal, além de contar com todas as ferramentas de R&S, ele tem amplo know-how de mercado para acessar de forma ágil candidatos qualificados e alinhados com as organizações.
Como mencionamos anteriormente, encontrar profissionais de TI com agilidade e aderência à vaga é um desafio. Para as empresas que enfrentam esse problema, contar com a expertise e o know-how do tech recruiter pode ser imensamente vantajoso.
Saiba, agora, quais são os principais benefícios de buscar o apoio desse profissional.
Vagas abertas por muito tempo podem representar um sério problema para os negócios, já que trazem como consequência queda na produtividade e sobrecarga de outros colaboradores da equipe, por exemplo.
Logo, quanto mais ágil o processo seletivo, melhor para todas as pessoas envolvidas. O tech recruiter tem mais condições de acelerar o R&S justamente por compreender o mercado de TI e as necessidades dos talentos e das organizações que buscam por esses profissionais.
Além disso, eles também estão familiarizados com as faixas salariais e pacotes de benefícios da indústria de tecnologia, o que lhes permite negociar ofertas de emprego competitivas.
De modo geral, os tech recruiters têm redes e conexões específicas na indústria de tecnologia, aumentando as chances de a empresa acessar um grupo mais amplo de candidatos altamente qualificados.
Afinal, boa parte dos talentos de TI pode não estar disponível em canais tradicionais de recrutamento ou até mesmo buscando por novas oportunidades de trabalho no momento.
Vale lembrar que a contratação de profissionais de TI qualificados permite que a empresa tenha acesso a habilidades e conhecimentos inovadores, contribuindo para a melhoria contínua e o crescimento tecnológico.
Uma contratação acertada vai além de encontrar um profissional que domine as habilidades técnicas que sua empresa busca. Embora esse aspecto seja importante, é preciso considerar também outros fatores, como o fit cultural.
Ao aliar seus conhecimentos de RH com os de tecnologia, o IT recruiter pode atrair talentos com os atributos técnicos e comportamentais exigidos para a posição, além de alinhados com a cultura da companhia, visando contratações mais duradouras e bem-sucedidas.
Uma pesquisa da Universidade da Califórnia revelou que trabalhadores felizes tendem a ser, em média, 31% mais produtivos e três vezes mais criativos em seus empregos.
De fato, o talento certo na posição e empresa certas resulta em alto desempenho, pois ele se sentirá mais satisfeito e engajado com o time e o seu trabalho. Consequentemente, as chances de reter esse profissional — um enorme desafio na área de TI — também serão maiores.
Devido à importância do tech recruiter em um cenário de rápidas transformações e escassez de profissionais, muitas organizações já o enxergam como um parceiro estratégico. Logo, se você quer acessar os melhores candidatos de TI, o próximo passo é saber onde encontrar esse consultor.
De modo geral, uma das maneiras mais eficazes de contar com o apoio deste profissional é recorrendo a consultorias de recrutamento especializadas em tecnologia. Afinal, elas contam com uma rede estabelecida de tech recruiters experientes, que reúnem o conhecimento necessário para ajudá-lo a encontrar os candidatos certos.
Além disso, essas consultorias geralmente têm uma ampla rede de candidatos, processos de triagem eficientes e ferramentas digitais capazes de agilizar o processo de recrutamento do início ao fim.
A Experis é especializada no R&S de profissionais de tecnologia. Com um profundo conhecimento do segmento, entende os desafios enfrentados pelas empresas, conectando-as aos talentos e habilidades certas. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe de atendimento ou preencha o formulário abaixo.