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Saiba como encontrar talentos online e otimizar o tempo do RH | Blog ManpowerGroup

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 22/11/17

Encontrar um bom profissional para a empresa nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes, os profissionais de RH precisam se dedicar e buscar várias formas para divulgar as oportunidades de trabalho da companhia. Uma delas é recorrer à internet para descobrir como encontrar talentos online.

Já que atualmente quase tudo é feito pela web, nada mais adequado que realizar esse processo no ambiente virtual. Dessa forma, o profissional de RH responsável pelas contratações pode reduzir seu tempo de procura para se dedicar a outras tarefas.

A seguir, responderemos a algumas perguntas que te ajudarão a entender melhor esse processo de seleção tão utilizado na atualidade e como ele pode ser vantajoso para as organizações.

Por que usar a internet?

Como já dissemos, quase tudo é feito pela internet nos dias de hoje. A maioria das pessoas está presente no ambiente virtual e conectada à rede praticamente 24 horas por dia por meio de seus smartphones. Assim, nada mais sensato que as empresas aproveitem essa conectividade e divulguem o interesse em novos profissionais nesse espaço.

Além disso, a cada dia que passa, temos a presença de possíveis candidatos mais novos no mercado de trabalho. Essa nova geração já tem o hábito de utilizar a internet para tudo e não está disposta a entregar currículos impressos na porta das empresas, como era feito antigamente.

Os Millennials acompanham a velocidade da tecnologia e já estão acostumados com o ambiente virtual desde muito novos. Portanto, se o recrutamento não for online, há o risco de o jovem profissional não ter conhecimento da vaga.

Quais as vantagens do recrutamento online?

Existem inúmeras vantagens que comprovam como encontrar talentos online pode beneficiar a empresa. Porém, vamos apresentar aqui algumas das principais:

Economiza tempo

Uma delas, como já foi dito anteriormente, é a economia de tempo. Os recrutamentos tradicionais são muito demorados e burocráticos e os recursos online eliminam isso, fazendo o processo ser mais simples.

Reduz custos

Outra grande vantagem é a redução de custos. Afinal, se compararmos com as formas tradicionais de divulgação de vagas, que usam as mídias convencionais como jornais e revistas especializadas, é bem mais econômico utilizar a internet, as redes sociais disponíveis e sites que ofereçam serviços de recrutamento.

Com a economia gerada pelo processo virtual, a organização pode aplicar os recursos financeiros em outras atividades, como treinamentos, pesquisas ou até mesmo aquisição de mais profissionais.

Possibilita o alcance de variados perfis

Mais um ponto positivo é a possibilidade de alcançar diversos perfis de candidatos. Como a internet é um mundo de possibilidades, as empresas terão o retorno de vários  profissionais diferentes. Isso ajuda no processo seletivo, pois a companhia terá um leque maior de candidatos para avaliar até decidir o profissional que melhor se encaixa nas funções e se adapta à cultura organizacional.

Adicionalmente, os candidatos terão mais comodidade para procurar a vaga e realizar sua candidatura, sem sair de casa. Afinal, poderão fazer isso pela própria web. Além disso, dependendo da forma de anúncio, o interessado poderá entrar em contato com a organização pelo mesmo ambiente, usando chats ou outras formas de contato disponíveis em sites e ferramentas de seleção.

Melhora a imagem da empresa no mercado

Por fim, mais uma vantagem é a imagem da empresa no mercado. Marcas que estão sempre divulgando vagas e mostrando que estão contratando, são mais bem-vistas por outras empresas e por profissionais competentes. Para isso, é importante que as divulgações sejam atrativas e reforcem a missão e cultura da organização.

Como encontrar talentos online?

A internet oferece várias opções para encontrar o profissional que você está procurando para sua empresa. Então, é possível pensar na melhor estratégia e na plataforma que seja mais adequada à sua necessidade. Veja algumas delas a seguir:

Facebook

Uma opção sempre bem-vinda é a divulgação de vagas na fanpage da organização no Facebook. A rede social é a mais acessada do mundo, portanto, existe uma grande possibilidade de que o perfil de profissional que você procura esteja por lá.

Entretanto, lembre-se que a forma de divulgar a oportunidade deve ser atrativa o suficiente para que os seguidores da página compartilhem e indiquem para as pessoas que possam se encaixar nos requisitos necessários para ocupar o cargo. Ainda é necessário que os responsáveis por gerenciar a fanpage tenham conhecimento sobre a vaga para esclarecer as dúvidas dos interessados.

LinkedIn

É interessante também realizar a divulgação das oportunidades pelo LinkedIn, uma rede social exclusiva para contatos profissionais que já conta com cerca de 500 milhões de usuários. A grande vantagem dessa rede é ter acesso ao perfil dos usuários, funcionando como um currículo virtual.

Há a possibilidade de conhecer o histórico profissional, formação acadêmica, recomendações de outros profissionais e muito mais. Mas, nesse caso, a companhia deve ter um perfil na rede e atualizá-lo constantemente para ter mais seguidores e visualizações na divulgação das vagas.

Site especializado em recrutamento

Outra ótima opção é investir em um site especializado. Esse tipo de serviço facilita o trabalho do profissional da organização responsável pelo RH, pois oferece de forma ágil e prática todas as informações que ele precisa para escolher o profissional.

Em sites que oferecem esse tipo de serviço, é possível definir exatamente o perfil de profissional que a empresa almeja e deixar que eles fiquem responsáveis por todo o processo. É um investimento muito bom, pois, além do recrutamento acontecer de forma bem mais dinâmica, ainda há mais chances de se contratar um trabalhador que se encaixe perfeitamente às exigências da corporação no prazo necessário.

Como o ManpowerGroup pode te ajudar?

Nós, do ManpowerGroup, atendemos mais de mil clientes anualmente e já movimentamos cerca de 50 mil pessoas desde o início da nossa atuação no Brasil, em 2000. Um dos serviços que nós oferecemos é o recrutamento e seleção de talentos.

Dessa forma, facilitamos a rotina do gestor de RH na hora de selecionar um novo profissional, oferecendo oportunidades de escolha do nível hierárquico da contratação, podendo ser para cargos de liderança, técnico ou operacional. Também é possível definir se você precisa apenas de um profissional temporário para executar uma demanda específica.

Assim, realizamos todo o processo para você. Tudo realizado com o máximo de dedicação e compromisso sempre assumidos com nossos clientes e candidatos.

Então, agora que você já sabe como encontrar talentos online e tudo que o ManpowerGroup pode oferecer ao seu negócio, entre em contato conosco para firmarmos uma parceria de sucesso!