Entender como a inteligência artificial (IA) contribui para a gestão de pessoas vai fazer com que você passe a aproveitar diversos benefícios e recursos que essa tecnologia oferece para a área de recursos humanos de sua empresa.
Sabemos que as máquinas e o seu rápido e constante desenvolvimento estão a cada dia mais presentes em nossas vidas e, no caso dos negócios, em seus processos de gestão e recrutamento.
A IA vem otimizando vários procedimentos, e você precisa entender isso para aproveitar melhor essas vantagens. Continue lendo para aprender com as informações a seguir!
A inteligência artificial é conhecida como a capacidade que as máquinas têm de realizar operações inteligentes de forma autônoma. Isso permite que você reduza o trabalho operacional realizado por mãos humanas em sua empresa e agilize essa tarefa por meio de computadores e softwares preparados para isso.
Tarefas comuns no RH, como solicitação de férias, preenchimento de dados, análise de desempenho, envio e resposta a e-mails de funcionários, por exemplo, podem ser realizadas por meio da IA. O machine learning, que é a capacidade da máquina de aprender sozinha por meio dos processos que realiza diariamente, também se torna algo extremamente valoroso, útil e ágil ao RH de qualquer empresa.
Bom, se as gigantes do meio digital, como a Google, usam amplamente a inteligência artificial para atender melhor o usuário e, assim, permanecer no topo, não seria estranho imaginar que um dia as empresas se valeriam dessa mesma tecnologia para recrutar candidatos, avaliar colaboradores e até mesmo definir melhor as suas estratégias internas, não é mesmo?
Pois é justamente isso que está acontecendo hoje em empreendimentos que têm condições de investir nessa tecnologia, otimizando os seus processos na área de recursos humanos. Abaixo, vamos destrinchar melhor para você como isso vem acontecendo.
Aqui no ManpowerGroup, essas tecnologias já vêm sendo usadas, e uma das principais formas de colher dados para a análise dos candidatos que participarão do recrutamento e seleção é por meio das redes sociais.
Como a própria Danielle Alfieri, gerente-executiva do ManpowerGroup, destaca: “No Brasil, estamos muito avançados com relação às tecnologias voltadas aos recursos humanos. Isso ocorre, pois a inteligência artificial busca os dados públicos. Então, ela foca em redes sociais como o Facebook e o LinkedIn”.
Com a forte característica dos brasileiros de exposição constantemente nas redes sociais, seja em momentos corriqueiros ou divulgando feitos profissionais, essa operação realizada pela inteligência artificial na fase de recrutamento e seleção se torna mais fácil, dada a abundância de dados para serem coletados, entrecruzados e avaliados em território nacional.
Da mesma forma que a IA pode avaliar os dados coletados na primeira fase, ela tem capacidade também para mensurar o desempenho de candidatos em entrevistas ou mesmo de colaboradores já contratados a partir da coleta e análise dos desdobramentos de suas ações na empresa.
Ao final de tudo isso, a tecnologia é capaz de gerar relatórios entregando dados objetivos ao departamento de recursos humanos, que ficará encarregado apenas do julgamento dessas informações e das medidas a serem tomadas a partir disso.
Com toda essa facilidade na coleta e avaliação de dados profissionais, fica muito mais fácil também desenvolver estratégias internas mais acertadas. Elas podem passar por vários âmbitos, e os principais deles são:
elaboração de um programa de treinamento a partir da identificação das potencialidades e limitações identificadas na empresa;
desenvolvimento de lideranças, aproveitando os apontamentos fornecidos pela IA;
definição da cultura interna a partir dos padrões de comportamento e pontos a serem melhorados identificados nos relatórios.
Como você pode ver, o uso da inteligência artificial nos recursos humanos vai muito além do recrutamento e seleção. A seguir, vamos aprofundar um pouco mais sobre as vantagens de tudo isso.
É certo que implantar tal tecnologia em seu negócio não sai barato, por ainda ser nova na área de RH e exigir investimentos altos para que realmente valha a pena. Danielle Alfieri pontua que “é importante que as empresas façam a análise do retorno sobre esse investimento”.
Afinal, se você investe, mas não sabe no que estará economizando, pode perder dinheiro por não administrar corretamente as suas finanças. Assim, é essencial que você atente para esse ponto. Utilizada de forma estratégica, a inteligência artificial pode fazer não só com que você despenda menos recursos para atingir bons resultados, como agilize todo o processo relativo à gestão de pessoas na empresa.
Coloque na balança, por exemplo, qual o custo e quanto tempo leva para buscar candidatos, selecionar currículos e perfis, entrevistá-los, avaliar como foi a entrevista, dar retorno a eles sobre o processo de seleção e, então, decidir quem vai ficar com a vaga. Tudo isso já exige bastante de um setor de RH, e estamos nos referindo apenas à atividade de recrutamento e seleção.
Com a IA, você facilita e acelera esse processo, sobrando mais tempo para cuidar de questões qualitativas e decisões cruciais para uma boa gestão.
Bom, agora que você já entende os benefícios da IA e como ela funciona, chegou a hora de entender como aplicá-la em seu negócio. Existem alguns caminhos para se fazer isso, e logo abaixo vamos destrinchá-los para você.
A inteligência artificial não é algo que você vai utilizar somente em questões pontuais, deixando-a inoperante no restante das atividades da empresa. Acompanhando constantemente o desempenho dos colaboradores e os resultados obtidos, você pode identificar com mais clareza o que precisa ser corrigido ao realizar a verificação de riscos. Só não vá se esquecer do quanto é importante praticar o olho no olho e a transparência nas relações.
Conforme adiantamos em outro tópico deste post, uma das formas mais comuns de se utilizar a IA para RH no Brasil tem sido por meio da coleta de dados públicos nas redes sociais. Porém, você deve também utilizar os próprios dados gerados dentro do seu negócio para entrecruzá-los, gerar análises e interpretá-las.
O uso de algoritmos oferece amplas possibilidades, e o Machine Learning, que é a capacidade autômata das máquinas de se aprimorar, pode fazer com que esse processo torne-se cada vez mais otimizado e eficaz.
Desde o contato com candidatos e colaboradores até a organização da agenda e tarefas relativas ao RH, a IA pode fazer tudo de forma automática. Isso permite que o tempo e o dinheiro que seriam gastos cuidando dessas questões pessoalmente sejam economizados, resolvendo esses pontos mais rapidamente e sem grandes complicações.
Certamente, um dos maiores exemplos disso são os chatbots, como quando você entra em um site ou mesmo página do Facebook e é atendido por um chat automatizado. Isso poupa tempo e recursos tanto da empresa quanto do cliente, que passa a ter respostas mais rápidas e de forma mais prática.
Você deve ter percebido que o uso da IA possibilita uma série de vantagens ao empreendedor e ao setor de RH de uma empresa. Aproveite bem as informações dadas aqui para tomar uma decisão acertada e otimizar os processos do seu negócio.
Se gostou de saber como a inteligência artificial contribui para a gestão de pessoas, aproveite também para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que temos para o seu negócio!