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A imagem que uma empresa projeta como empregadora desempenha um papel fundamental na sua capacidade de atrair e contratar bons talentos. Como essa percepção, muitas vezes, começa a ser moldada desde os processos seletivos, o RPO vem se tornando um poderoso aliado das estratégias de employer branding.
Para quem ainda não conhece a sigla, RPO é a abreviação de Recruitment Process Outsourcing, termo que se refere à terceirização das etapas de recrutamento e seleção (R&S) de pessoas.Ao longo do artigo, traremos mais detalhes sobre esse serviço e mostraremos como contar com uma equipe de especialistas na busca e seleção de novos colaboradores pode facilitar a atração de talentos no futuro. Acompanhe!
Embora o RPO seja simplesmente traduzido como a terceirização do processo de R&S, na prática, essas três letras representam muito mais: elas envolvem uma abordagem altamente estratégica e personalizada, capaz de beneficiar as empresas em muitas frentes.
Neste modelo, a consultoria especializada é quem assume, total ou parcialmente, a condução dos processos seletivos da empresa — seja em todas as contratações ou apenas em casos específicos, como quando é preciso preencher posições de liderança.
Além de dominarem as melhores técnicas e ferramentas de R&S, as consultorias de RPO trabalham em estreita colaboração com o cliente para entender suas necessidades, cultura e metas de contratação.
Assim, é possível desenvolver e implementar estratégias de recrutamento mais eficientes, que se traduzem em vagas fechadas em menos tempo, contratações bem-sucedidas, redução de custos operacionais, melhora da experiência do candidato e muito mais.
Em boa parte dos casos, o processo seletivo marca o primeiro contato de um profissional com a organização. Por isso, há grandes chances de essa experiência ajudar a moldar a percepção dele sobre a empresa enquanto marca empregadora.
Ao garantir um processo seletivo bem gerenciado, com comunicação clara, feedbacks oportunos, uso das melhores ferramentas e respeito aos prazos, o RPO tende a criar uma imagem positiva sobre a companhia perante os candidatos, motivando-os a seguirem em frente.
Considerando que os profissionais, muitas vezes, escolhem onde trabalhar, oferecer uma boa experiência ao longo de todas as etapas do processo de R&S é um passo importante para aproximar as organizações dos melhores talentos.
Aliás, até mesmo os candidatos que não foram contratados têm mais probabilidade de recomendarem a empresa para outras pessoas ou de se candidatarem para vagas futuras ao construírem uma percepção positiva sobre ela.
Como vimos antes, o RPO influencia diretamente na experiência do candidato durante o processo de recrutamento, ajudando a fortalecer a imagem da empresa enquanto um bom local de trabalho.
No entanto, esse está longe de ser o único ponto de encontro entre a terceirização do processo de recrutamento e a marca empregadora. A objetividade na contratação também tem tudo a ver com esse assunto.
Os profissionais de RPO são especialistas no que fazem. Ao utilizarem as melhores práticas de recrutamento, conseguem atrair candidatos altamente qualificados e alinhados com a cultura e os valores da empresa.
Esse fit do profissional com o propósito e as competências da organização é fundamental para a construção de uma relação positiva entre empregador e empregado. Afinal, ele aumenta as chances de que o talento, ao ser contratado, se sinta satisfeito com o seu novo local de trabalho.
Se o relacionamento se estende ao longo do tempo, o colaborador geralmente desenvolve gratidão em relação à empresa, por oferecer a ele o espaço e as ferramentas essenciais para construir sua carreira.
Nesses casos, é muito provável que o profissional se torne um verdadeiro embaixador da marca, ou seja, que compartilhe as qualidades da companhia com outras pessoas e ajude a fortalecer ainda mais o employer branding.
À medida que a reputação da organização como empregadora se fortalece, sua capacidade de atrair talentos tende a se aprimorar progressivamente. Isso cria um efeito em cadeia verdadeiramente positivo.
É essencial dizer que, para auxiliar as organizações a chegarem aos candidatos certos, as equipes especializadas em RPO baseiam suas ações em dados capazes de proporcionar uma perspectiva ampla e concreta dos talentos.
Por meio de análises aprofundadas, as consultorias de RPO conseguem medir o que está acontecendo com os elementos básicos que compõem a marca empregadora e o que os candidatos estão buscando.
Ao identificar, por exemplo, quais são os elementos do salário emocional mais valorizados pelo perfil de profissional que a empresa deseja contratar, é possível alinhar a descrição da vaga a essas expectativas a fim de torná-la mais atrativa para o público-alvo.
Ao implementar a busca por talentos qualificados, diminuir erros na contratação e permitir que a empresa seja reconhecida por oferecer uma boa experiência aos candidatos, um processo de RPO eficiente impacta diretamente na construção de uma marca empregadora mais forte e relevante no mercado.
Mas não para por aí: a terceirização do processo de R&S pode proporcionar muitas outras vantagens, incluindo redução de custo e tempo gastos na contratação de novos colaboradores.
Com vagas fechadas em menos tempo, o time de RH da empresa consegue dedicar atenção a frentes mais estratégicas da gestão de pessoas, e o custo-benefício desta parceria rapidamente fica em destaque.
Vale mencionar que escolher uma consultoria de RPO pode ser vantajoso em diversas situações, como quando a empresa não tem um departamento de RH interno ou, então, quando o setor está enfrentando dificuldades para contratar profissionais adequados.
Se você gostou deste conteúdo e tem interesse em conhecer mais sobre a terceirização do processo de R&S, baixe agora mesmo nosso Guia Prático de Projetos de RPO. Nele mostramos, com detalhes, como essa estratégia potencializa a atração de talentos e acelera o fechamento de vagas nas empresas.
E caso tenha outras dúvidas, entre em contato com nossa equipe de especialistas em RPO, da Talent Solutions, por meio do formulário a seguir: