O processo seletivo, quando bem-feito, garante candidatos qualificados para a empresa. Por isso, ele tem se tornado cada vez mais importante na rotina dos profissionais de RH e demais lideranças. Contudo, uma nova modalidade de R&S tem ganhado espaço no mercado de trabalho: o processo seletivo humanizado.
Se os procedimentos tradicionais já garantem redução de custos, aumento da produtividade e melhora do clima organizacional, saiba que o processo seletivo humanizado fortalece a imagem da empresa e traz ainda mais benefícios.
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Como dissemos no início do texto, um processo seletivo estruturado permite que as pessoas mais adequadas sejam selecionadas para cada vaga de trabalho que é aberta.
Além disso, quando o time de RH faz boas escolhas, outras vantagens são percebidas, como:
No entanto, quando o processo seletivo é conduzido de forma humanizada, há ainda outra grande vantagem: a imagem da empresa é fortalecida no mercado. Isso acontece porque uma organização que investe em processos de qualidade, normalmente, é percebida por seu comprometimento com a excelência, além de proporcionar um ambiente de trabalho adequado para seus talentos.
O processo seletivo é aquele momento quando a empresa avalia as pessoas que se candidatam a uma vaga e escolhem a que melhor se encaixa na oportunidade em questão. O problema é que muitas organizações ainda realizam processos frios e impessoais, gerando uma experiência negativa para ambos os lados.
Por isso, o processo humanizado visa trazer mais empatia para as conversas, tornando-as mais transparentes, agradáveis e equitativas para as pessoas candidatas. Com uma comunicação mais efetiva, esse é um método de seleção que respeita quem participa, permitindo a compreensão de necessidades e expectativas.
Também faz parte do processo seletivo humanizado colocar a pessoa candidata no centro das avaliações, oferecer feedbacks construtivos e sinceros, proporcionar um espaço de diálogo, valorizar a diversidade e a inclusão.
O processo seletivo humanizado entrega benefícios tanto para as empresas quanto para os candidatos, mas, para isso, ele precisa ser baseado em algumas práticas principais:
Desde o primeiro contato com o candidato, a organização precisa se comunicar de forma transparente e compreensível. Isso incluiu a explicação detalhada das diferentes etapas do processo seletivo, os requisitos da vaga, as expectativas da empresa contratante e as possibilidades de desenvolvimento profissional.
As entrevistas devem ser realizadas com uma abordagem natural e empática, visando compreender não somente as habilidades técnicas do candidato, mas também suas habilidades comportamentais, personalidade e maneira de pensar. Dessa forma, é possível obter uma visão mais completa da pessoa e fazer uma escolha acertada para a vaga em questão.
O processo humanizado também tem como missão a valorização da diversidade e a inclusão, buscando atrair e contratar profissionais com diferentes perfis, histórias, experiências e habilidades.
A equipe de recrutamento deve ser flexível quanto às necessidades e às aspirações dos talentos, buscando conduzir o processo seletivo de maneira que corresponda à disponibilidade e às particularidades de cada pessoa.
Para promover um processo humanizado, com foco nas pessoas, é essencial rever os protocolos e diminuir as formalidades que criam barreiras entre a empresa e os candidatos. Uma boa estratégia é investir em uma comunicação mais leve — que pode, inclusive, ser mantida durante o processo de integração do novo talento, o onboarding.
Para otimizar os processos e evitar a burocracia que prejudica a seleção, é recomendável automatizar e agilizar tarefas e etapas. Além disso, o uso de softwares no recrutamento é uma maneira eficaz de gerir as pessoas, contribuindo para a atuação estratégica do RH.
A empresa, por meio da equipe de recrutadores, deve oferecer feedbacks construtivos e autênticos para os candidatos, explicando, por exemplo, quais pontos fortes e fracos foram identificados durante o processo seletivo. Nada de enviar apenas respostas prontas e automatizadas, ok?
Um processo humanizado, para uma contratação acertada, vai muito além de fazer apenas uma seleção. É sobre entender cada um dos candidatos, o que faz sentido para a realidade de cada um deles e quais são os possíveis cenários de contratação, aliados aos objetivos estratégicos do empregador.
A adoção de um processo seletivo humanizado traz vários benefícios para as empresas. Confira, a seguir, os principais, e veja quais mais conversam com a sua realidade atualmente.
Ao proporcionar um processo de recrutamento empático, a empresa pode se destacar no mercado e atrair os melhores profissionais. Isso ocorre porque os candidatos valorizam quem os trata com respeito e atenção, o que pode elevar a reputação da organização como um lugar atrativo para trabalhar.
O processo seletivo que prioriza a humanização consegue fortalecer a reputação da empresa no mercado, já que os candidatos e candidatas tendem a compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas, aumentando a visibilidade e melhorando a imagem da marca.
Um processo humanizado auxilia na diminuição da rotatividade de colaboradores. Ao proporcionar uma experiência agradável aos candidatos durante a seleção, a empresa aumenta a satisfação dos colaboradores que são contratados, reduzindo a possibilidade de desistências ou insatisfações resultantes em turnover.
Contratar talentos alinhados com a cultura e os valores da organização pode aumentar a produtividade e o comprometimento das equipes. Além disso, um processo de seleção humanizado impacta de maneira positiva a satisfação dos talentos, afetando também o clima organizacional.
Ao realizar uma seleção direcionada, a empresa tende a economizar tempo e dinheiro. Processos seletivos prolongados e pouco eficazes podem ser onerosos em termos de duração e recursos.
A boa impressão causada pelo recrutamento humanizado desperta no profissional o desejo de fazer parte. Dessa maneira, além do fator financeiro, existe a perspectiva de boas experiências na organização, facilitando as negociações na hora da contratação.
Mesmo que não haja sucesso no processo seletivo, os candidatos que participarem podem manter boas relações com a companhia graças ao tratamento recebido. Sendo assim, a humanização contribui ainda para a formação de um banco de talentos — em futuras seleções, a busca pelo perfil ideal pode começar assim.
A pessoa profissional de Recursos Humanos é necessária desde o passo inicial, quando um novo modelo de processo seletivo começa a ser desenhado conforme o ambiente corporativo. Ou seja, o time de RH é o primeiro que deve apresentar perfil empático e de fácil comunicação.
Contudo, é importante destacar que um procedimento tão importante para a empresa não costuma ser modificado de um dia para o outro: as transformações devem acontecer gradualmente e, a médio prazo, quando as mudanças começam a ser percebidas, o projeto ganha forças com as demais áreas da organização.
Para preencher posições estratégicas, a Manpower Business Professionals realiza um processo seletivo diferenciado: humanizado e com foco na marca empregadora, enriquecendo tanto a experiência das pessoas candidatas quanto a reputação de quem está empregando.
Durante toda a seleção, as hard skills e as soft skills são avaliadas de maneira que o perfil comportamental dos profissionais também esteja alinhado aos desafios da vaga em questão, o que garante mais acertos na contratação dos talentos.
Adotar as iniciativas mencionadas aqui é uma estratégia eficaz para aproximar o candidato da oportunidade e evitar que ele seja facilmente atraído pela concorrência, o que pode ser extremamente prejudicial em um mercado de trabalho com escassez constante de talentos, concorda?
Para saber mais sobre a expertise de mercado da Manpower Business Professionals, entre em contato com a nossa equipe de headhunters.