A Escassez de Talentos, no Brasil e no mundo, atingiu o nível mais alto dos últimos 17 anos. Essa carência de profissionais qualificados já se tornou, sem dúvidas, o principal obstáculo para as empresas que buscam alcançar o sucesso.
Tudo isso pode ser resultado de uma série de fatores, incluindo a falta de investimento em programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades, a concorrência intensa por um número limitado de profissionais qualificados e até mesmo as mudanças demográficas.
Em um contexto de rápida transformação digital, as habilidades humanas se tornam cada vez mais valorizadas. Afinal, são as pessoas que impulsionam o progresso das organizações.
O estudo a seguir, realizado pelo ManpowerGroup em 41 países e territórios, apresenta os dados mais recentes sobre a Escassez de Talentos, evidenciando a necessidade urgente da implementação de estratégias eficazes para minimizar essa lacuna em todo o mundo.
Aproximadamente 4 em cada 5 empregadores relatam dificuldade para encontrar os talentos de que precisam em 2023. A taxa de crescimento foi de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, e mais que o dobro do nível registrado em 2013.
O índice de Escassez de Talentos no país, mais uma vez, superou a média global, mas recuou um ponto percentual em relação ao ano de 2022, como você confere no gráfico abaixo.
No país, o estado que mais enfrenta a ausência de profissionais qualificados é o Paraná, onde, por exemplo, 52% dos empregadores do setor de TI não conseguem preencher as vagas abertas.
São várias as razões pelas quais pode haver escassez de talentos em determinadas áreas ou setores da economia. Algumas delas são: mudanças no mercado de trabalho, surgimento de novas tecnologias, envelhecimento da população brasileira e falta de diversidade e inclusão. O resultado? As empresas maiores acabam enfrentando mais adversidades.
*a soma dos percentuais ultrapassa 100% porque cada empregador pode ter indicado mais de uma opção.
*a soma dos percentuais ultrapassa 100% porque cada empregador pode ter indicado mais de uma opção.
Mais do que nunca, as organizações compreenderam a importância de investir em suas pessoas.
*a soma dos percentuais ultrapassa 100% porque cada empregador pode ter indicado mais de uma opção.
Quase 3 em cada 5 organizações (57%) planejam oferecer mais flexibilidade aos talentos, permitindo que cada pessoa escolha quando e onde prefere trabalhar.
Confira outros caminhos escolhidos:
*a soma dos percentuais ultrapassa 100% porque cada empregador pode ter indicado mais de uma opção.
Para que a falta de profissionais qualificados não se torne um problema ainda maior, as empresas podem desenvolver uma estratégia que contenha quatro elementos principais:
A Pesquisa de Escassez de Talentos 2023 foi elaborada a partir de entrevistas com mais de 39 mil empregadores em 41 países e territórios — no Brasil, foram 1020 entrevistas. Para fazer o download de todos os dados do país, é só clicar abaixo.
Esperamos que os insights apresentados aqui sejam importantes para orientar sua estratégia de talentos. Aproveite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais e clique aqui para conferir outras pesquisas proprietárias do ManpowerGroup.