Blog ManpowerGroup Brasil

Pesquisa de Expectativa de Emprego Q2 2023

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 14/03/23

Realizada desde 1962, a Pesquisa de Expectativa de Emprego, exclusiva do ManpowerGroup, é a pesquisa sobre empregos mais abrangente e prospectiva do mercado, usada globalmente como um importante indicador econômico.  

O estudo atual trata da expectativa de contratações para o 2º trimestre de 2023, baseado em entrevistas realizadas com mais de 39.000 empregadores públicos e privados, de 41 países e territórios — entre eles o Brasil.   

As intenções de contratação são otimistas, mesmo com a escassez de talentos atingindo o maior nível dos últimos 17 anos. Confira alguns dos principais insights para os próximos três meses: 

  • em 22 dos 41 países participantes, as intenções de contratação estão mais altas que no trimestre anterior; 
  • com números estáveis em todas as regiões, os empregadores da América do Norte (+30%) relatam as mais fortes intenções de contratação, seguidos pelos das Américas do Sul e Central (+27%) e da Ásia-Pacífico (+27%); 
  • funções com perfis digitais continuam impulsionando grande parte da demanda a nível global, e as organizações do setor de TI relatam as expectativas mais otimistas; 
  • as mudanças demográficas, incluindo a diminuição das taxas de natalidade e o aumento de aposentadorias precoces, estão impactando, mais do que nunca, a escassez de talentos. 

 

 

“Apesar das pressões econômicas, as perspectivas de contratação continuam otimistas, e os empregadores seguem buscando por talentos. Ao mesmo tempo, mercados de trabalho escassos significam que muitas empresas enfrentam desafios para encontrar pessoas com as habilidades certas. Investir em aprendizagem, reciclagem profissional e focar na preparação dos profissionais para os empregos de amanhã nunca foi tão importante e deveria estar no topo da agenda de todas as lideranças.”

Jonas Prising, Presidente e CEO do ManpowerGroup

 

Quer preparar a sua empresa para o Futuro do Trabalho? Confira outras pesquisas proprietárias do ManpowerGroup.