Sem tempo para ler agora? Experimente ouvir o nosso blog.
Já faz alguns anos que os profissionais tech estão entre os mais requisitados pelo mercado de trabalho. Mas, mesmo em um cenário de oportunidades crescentes e escassez de talentos, ter um bom currículo para a área de TI permanece sendo um diferencial para quem deseja trilhar uma trajetória de sucesso no meio.
Por mais que a demanda por talentos de TI continue alta, é preciso se atentar que essa também é uma das áreas que mais atrai pessoas que planejam uma mudança de carreira: segundo pesquisa realizada em 2022, 78% dos profissionais pensam em migrar para o mercado de tecnologia.Para se destacar, é essencial elaborar um currículo sólido, que demonstre equilíbrio adequado entre habilidades técnicas e comportamentais. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para auxiliar os atuais e futuros talentos tech nessa etapa.
Boa leitura!
Essa pode até parecer uma orientação óbvia para algumas pessoas, mas é sempre bom reforçar: incluir informações pessoais básicas e atualizadas, como nome completo, endereço de e-mail, número de telefone e perfil no LinkedIn, é fundamental para as empresas conseguirem te encontrar quando necessário.
Aqui vai um alerta: dados como RG, nome da mãe e endereço completo são irrelevantes durante o processo seletivo. Caso o recrutador os peça, é preciso ter atenção, já que cibercriminosos costumam utilizar essa prática para cometer fraudes.
No artigo Cuidado na hora de enviar seu currículo, listamos outras orientações para garantir a sua segurança durante a busca por novas oportunidades de emprego. Vale a pena dar uma olhada!
No momento de elaborar um currículo para a área de TI, é imprescindível destacar as hard skills, ou habilidades técnicas, mais relevantes para o cargo ao qual você está se candidatando. Isso inclui linguagens de programação, softwares, sistemas operacionais, frameworks e outras ferramentas que domina.
Se você tem certificações relevantes nesta frente ou fluência em inglês, não deixe de mencioná-las também. Mas certifique-se de que todas essas informações fiquem organizadas objetivamente, a fim de facilitar o entendimento por parte do recrutador.
Além das hard skills, que sustentam a sua expertise técnica, é fundamental que você apresente boas soft skills — que se referem às habilidades interpessoais, comportamentais e de comunicação.
Afinal, embora a área de tecnologia seja frequentemente associada a habilidades técnicas avançadas, a capacidade de trabalhar em equipe, se comunicar com eficácia, gerir o tempo e resolver conflitos vem se provando cada vez mais importante na construção de times de TI de alta performance.
Em uma seção específica, mencione suas experiências profissionais anteriores, destacando principalmente aquelas que demonstram suas habilidades tecnológicas.
Inclua o nome da empresa, o cargo ocupado, o período de trabalho e uma breve descrição das responsabilidades e conquistas relevantes para a área de TI. O segredo é focar nos resultados e nos projetos que você liderou ou contribuiu fortemente.
Se você não tiver experiência de trabalho anterior, outra forma de demonstrar suas habilidades é incluindo projetos pessoais, estágios ou contribuições para projetos de código aberto.
Ainda que você cite alguns projetos ao mencionar suas experiências profissionais, é interessante criar uma seção para descrever essas iniciativas de forma mais objetiva. Nessa parte, você pode destacar as tecnologias utilizadas, o papel desempenhado no projeto e os resultados obtidos.
Se possível, inclua links para planos hospedados em plataformas como GitHub, GitLab ou outros repositórios de material. Assim, as empresas terão mais informações em mãos na hora de avaliar suas habilidades e conhecimentos.
Para fornecer um panorama mais completo sobre suas expectativas, considere incluir uma seção sobre suas preferências de trabalho. É possível pontuar se você se interessa por oportunidades como freelancer ou em regime de emprego fixo, bem como a sua disponibilidade para projetos de curto e longo prazo.
Você também pode mencionar se prefere um horário flexível, trabalhar remotamente ou ir ao escritório. Outra informação relevante para os recrutadores é o seu interesse em projetos específicos, se houver, como desenvolvimento de aplicativos móveis, segurança da informação, análise de dados ou outras áreas na TI.
Após finalizar o seu currículo para a área de TI, leia todas as informações com calma e atente-se para possíveis erros ortográficos ou de digitação.
Considerando que algumas funções exigem que o colaborador troque e-mails no dia a dia e tenha uma boa comunicação, esses errinhos simples podem ser um fator eliminatório no processo seletivo. Por isso, vale a pena até mesmo pedir para que um amigo ou familiar contribua com o processo de revisão.
Preparar um currículo atrativo é um passo importante para garantir sucesso na busca pelas melhores oportunidades na área de TI. Por isso, as dicas apresentadas acima podem te ajudar a se posicionar mais competitivamente nos processos seletivos.
Vale lembrar que cada currículo deve ser adaptado ao cargo para o qual você está se candidatando. Portanto, certifique-se de pesquisar e entender os requisitos e as habilidades necessárias para o trabalho específico e ajustar conforme necessário.
Por fim, tenha em mente que a criação de um bom currículo para talentos tech é apenas o primeiro passo em uma jornada contínua de crescimento e desenvolvimento no setor de tecnologia.
Se você está iniciando esse caminho agora, recomendamos a leitura do artigo Saiba como começar na área de TI com estas 6 dicas. Lá explicamos a importância de dedicar tempo aos estudos e informar-se sobre as diferentes possibilidades de atuação que esse mercado tão aquecido oferece, entre outras orientações!
Quer buscar emprego com mais agilidade e segurança? Inscreva-se no Banco de Vagas ManpowerGroup.