Muitas organizações consideram que o executive coaching em grupo é uma estratégia poderosa e eficaz para aumentar o aprendizado de seus colaboradores e garantir o desenvolvimento de lideranças. Além do mais, essa modalidade de coaching executivo em grupo pode ocorrer sem problemas em um ambiente virtual, tornando-a atraente do ponto de vista de conveniência e custo, e acionável agora. Há quem acredite, inclusive, que o coaching em grupo traz resultados ainda mais rápidos.
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O coaching executivo de grupo é diferente em muitos aspectos do coaching tradicional. Para começar, há vários participantes nas sessões – o tamanho ideal depende dos membros e do foco do grupo, mas para as sessões virtuais não recomendamos mais do que 5 ou 6 pessoas.
Os participantes não precisam necessariamente trabalhar no mesmo departamento, nem sequer no mesmo país. Em vez disso, eles estão unidos por um objetivo ou objetivos comuns. Por exemplo, você pode decidir sobre a abordagem do grupo ao reconhecer que vários executivos estão lutando com questões semelhantes, como o processo de tomada de decisão ou o desconforto em fazer apresentações para grandes públicos.
Um ponto chave do processo de grupo é a possibilidade de os participantes explorarem os conhecimentos de todos os membros do grupo e ajudar uns aos outros para avançar em direção a este objetivo comum.
O programa pode se tornar uma forma de a organização desenvolver mais competências e, ao mesmo tempo, construir relacionamentos entre diferentes funções de trabalho, culturas e localidades. A experiência do coaching compartilhado cria laços que podem ter benefícios de longo alcance, muito depois de o coaching ser concluído.
Porém, uma advertência. E é um grande problema.
O coaching em grupo conduzido de maneira inadequada pode se transformar muito semelhante a uma aula conduzida por professores. E isso pode acontecer muito facilmente. A dinâmica do grupo requer uma mediação habilidosa. O coach deve ser um guia, motivando os participantes a compartilhar suas histórias e percepções, e permitindo que o grupo avance junto no caminho de aprendizagem em direção ao cumprimento de metas.
Frequentemente, os participantes de sessões de grupo (especialmente as virtuais) tendem a se tornar espectadores passivos enquanto o coach, na verdade, dá palestras sobre tópicos de liderança e conduz exercícios. Isso não é coaching. E não produzirá as mudanças fundamentais que você está procurando.
Aqui estão algumas maneiras de ajudar sua empresa a obter o melhor resultado do coaching compartilhado
Estabeleça diretrizes de confidencialidade e desenvolva um senso de confiança – os participantes estarão mais dispostos a compartilhar vulnerabilidades com seus colegas se não se sentirem ameaçados. Lembre-se das ‘regras de Vegas’ – o que acontece no grupo, permanece no grupo!
Deixe claro que este não é um treinamento ou programa conduzido por instrutor – Os profissionais que estarão nas sessões devem estar cientes (e preparados para) que o coaching em grupo só trará resultados se eles estiverem dispostos a participar ativamente.
Crie metas de melhoria específicas e planos individuais que guiarão o desenvolvimento de cada profissional após o término do programa
Um projeto de coaching não pode acabar ao término da última sessão. O processo de melhoria e aprendizado deve ser contínuo e cabe à organização criar metas de desenvolvimento a partir do que foi estabelecido no programa de treinamento.
Certifique-se de que os participantes apoiem uns aos outros com ideias construtivas
Não só a participação é essencial, mas também a colaboração entre os indivíduos que participam do grupo. Incentive que os participantes tragam ideias construtivas para as sessões e que compartilhem soluções para os problemas também dos outros membros do treinamento.
Desenvolva um sistema de “prestação de contas” e apoio no grupo
A colaboração deverá trazer ao seu grupo de coaching uma oportunidade para que eles falem sobre seu próprio progresso a partir das lições aprendidas durante as sessões anteriores.
Reconheça até mesmo pequenos sucessos de cada um
Comemorar mesmo que os menores progressos dos participantes não só ajuda a mostrar que o programa está obtendo resultados, mas incentiva a todos os membros a continuarem buscando por pequenos passos rumo ao objetivo comum.
Seguindo o programa, obtenha feedback de cada participante
Para garantir que a participação do grupo tenha um impacto duradouro e proporcione o retorno esperado pelo seu investimento, é necessário obter feedbacks constantes sobre as sessões, o coach e o programa em si.
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Embora não seja adequado para todas as organizações e indivíduos, o coaching em grupo pode ser um meio prático e econômico para obter resultados rápidos, fortalecendo as equipes e fornecendo um meio de suporte em tempos difíceis.
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*Artigo baseado na publicação original: https://www.manpowergroup.co.uk/the-word-on-work/executive-peer-coaching-work/