Blog ManpowerGroup Brasil

Liderança em TI: passos para chegar ao topo

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 07/10/24

Muitos jovens profissionais têm o objetivo de assumir um cargo de liderança em TI. Embora esses papéis tragam desafios importantes, também oferecem grandes oportunidades para fazer a diferença. 

De modo geral, as lideranças têm a missão de inspirar e apoiar o desenvolvimento de suas equipes, ao mesmo tempo em que garantem que as metas do seu setor estejam alinhadas com os objetivos da empresa. 

Se você já se imagina exercendo essa função no futuro, este é o momento perfeito para descobrir como traçar um caminho que te leve até lá! 

Desafios e oportunidades de ser uma liderança em TI

Antes de começar sua jornada rumo a uma posição de liderança em TI, é muito importante que você tenha uma visão clara sobre os desafios e as oportunidades que esse caminho oferece. Para ser um líder do setor, é preciso se preparar para: 

  • gerenciar equipes com perfis diversos; 
  • encontrar e reter talentos qualificados; 
  • acompanhar o ritmo acelerado da tecnologia; 
  • administrar prazos e recursos limitados; 
  • gerenciar crises, muitas vezes sob grande pressão; 
  • tomar decisões rápidas. 

Mas, em contrapartida, quem se dispõe a encarar esses desafios de frente têm a oportunidade de: 

  • impulsionar a inovação nas empresas; 
  • influenciar positivamente as decisões estratégicas e a cultura organizacional; 
  • cultivar e desenvolver novos talentos tech; 
  • ser reconhecido no mercado de TI; 
  • abrir caminho para avanços na carreira; 
  • acessar remunerações competitivas. 

O que é preciso para ocupar um cargo de liderança em TI? 

As organizações, em geral, procuram líderes de TI que não apenas consigam enfrentar os desafios apresentados, mas também saibam aproveitar ao máximo as oportunidades. E, para isso, é fundamental carregar as habilidades certas. 

Além do conhecimento técnico aprofundado em TI, esses profissionais precisam contar com boas soft skills, ou habilidades comportamentais. Saiba mais a seguir. 

GESTÃO DE EQUIPE 

Para ser uma boa liderança de TI, não basta saber distribuir tarefas. 

A arte de gerenciar equipes também envolve entender as forças e as fraquezas de cada pessoa, promover um ambiente colaborativo e garantir que todas estejam trabalhando alinhadas aos objetivos da empresa. 

Faz parte das atribuições desse profissional dar feedback construtivo, reconhecer conquistas e, ao mesmo tempo, criar uma atmosfera de confiança e respeito. 

COMUNICAÇÃO EFICAZ 

Saber se comunicar eficazmente pode poupar qualquer profissional de mal-entendidos e problemas. Mas, quando você está liderando uma equipe, essa habilidade se torna ainda mais necessária. 

Um líder que se comunica bem pode transmitir suas ideias de forma clara e garantir que os objetivos e as expectativas sejam compreendidos por todas as pessoas. 

No setor de TI, isso é particularmente importante, pois a liderança muitas vezes precisa traduzir termos técnicos para outros departamentos de maneira compreensível. 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 

Lidar com pessoas requer uma boa dose de inteligência emocional — que nada mais é do que a capacidade de perceber, compreender e gerir tanto as próprias emoções como as das outras pessoas. 

Quando essa habilidade está bem desenvolvida, o líder de TI consegue ser mais acessível e humanizado, tornando-se apto a manter a calma sob pressão, motivar a equipe em tempos difíceis e resolver conflitos positivamente. 

ADAPTABILIDADE 

A mudança constante é um imperativo no mundo da tecnologia. Por esse motivo, espera-se que os líderes da área sejam capazes de se adaptar rapidamente às novas ferramentas e necessidades sem perder o foco nos objetivos da organização. 

Em geral, uma liderança de TI adaptável tem mais facilidade para guiar sua equipe durante os períodos de transição e garantir que todos estejam prontos para enfrentar os novos desafios que surgem. 

VISÃO ESTRATÉGICA 

Líderes com visão estratégica sabem direcionar seus recursos e talentos para alcançar resultados de longo prazo, bem como alinhar as metas da equipe com os objetivos maiores da organização. 

Além disso, também devem prever tendências tecnológicas e mudanças no mercado que podem impactar o negócio. 

TOMADA DE DECISÃO 

Uma liderança precisa tomar decisões todos os dias. Sendo assim, é importante que saibam analisar informações, pesar os prós e os contras de cada opção e escolher o melhor caminho a seguir, mesmo sob pressão. 

Essa habilidade inclui, ainda, saber quando consultar outras partes interessadas para garantir que a decisão tenha o apoio necessário para ser implementada com sucesso. 

Dicas práticas para tirar seu plano do papel 

Desenvolver as habilidades acima é parte do caminho para construir uma carreira em TI bem-sucedida e alcançar posições cada vez mais estratégicas. Porém, há outras práticas que podem te deixar ainda mais perto deste propósito, como: 

  • investir em desenvolvimento contínuo para se atualizar com as últimas tendências e inovações; 
  • buscar um mentor experiente que possa oferecer conselhos, compartilhar sua história e te guiar pelos desafios e oportunidades da sua carreira; 
  • construir uma rede sólida de contatos, seja participando de eventos do setor, como conferências e cursos, ou de fóruns e comunidades online; 
  • demonstrar iniciativa para assumir responsabilidades adicionais, como liderar projetos, coordenar equipes temporárias ou gerenciar processos críticos; 
  • solicitar feedback para seus colegas e superiores, obtendo uma visão imparcial sobre os seus pontos fortes e áreas de melhoria; 
  • criar um plano de carreira bem definido, com metas claras e alcançáveis a curto, médio e longo prazo. 

Considerações finais

Esperamos que, ao seguir essas dicas, você consiga avançar profissionalmente e construa uma base para sua ascensão a um cargo de liderança em TI. 

Vale lembrar que a área de tecnologia é bastante ampla e oferece muitas possibilidades. Se quiser conhecer as principais, recomendamos a leitura do artigo 8 melhores áreas de TI para trabalhar: descubra carreiras promissoras. Até mais!