Não é de hoje que a transição para a economia verde vem transformando a maneira como as empresas recrutam e gerenciam seus talentos. Tanto que, nos últimos anos, as vagas de emprego que exigem as chamadas green skills cresceram expressivamente.
Se você ainda não se familiarizou com o termo, saiba que esse é o momento ideal para se atualizar: segundo o relatório Global Green Skills 2022, do LinkedIn, a participação de talentos verdes na força de trabalho aumentou 38,5% entre 2015 e 2022, e tem tudo para continuar avançando nos próximos meses.
Diante deste cenário, conhecer mais detalhes sobre as transformações sustentáveis pelas quais o mercado de trabalho está passando e qual é o papel das green skills em tudo isso é fundamental.
Por isso, te convidamos a seguir com a leitura deste artigo!
Quando ouvimos ou lemos o termo “green skills”, logo pensamos naquelas habilidades necessárias para o desempenho de funções diretamente relacionadas à sustentabilidade ou à proteção ambiental, não é mesmo?
Embora essa associação até faça sentido, a verdade é que as habilidades verdes compõem um enredo muito maior. Cada vez mais, elas estão deixando de ser demandadas apenas nos empregos verdes para serem vistas como essenciais em todos os setores da economia.
Na prática, as green skills compreendem os conhecimentos e as competências necessárias para um trabalho ser executado com responsabilidade ambiental e social. Sendo assim, tornam-se valiosas em praticamente todas as funções, principalmente nas empresas que consideram a agenda ESG uma prioridade.
Conforme o mesmo relatório do LinkedIn que mencionamos antes, cerca de 10% das vagas de emprego anunciadas em 2022 exigiam, pelo menos, uma habilidade explicitamente verde. E há muitas explicações para isso.
Em primeiro lugar, a humanidade enfrenta uma crise ambiental sem precedentes. Para encarar os desafios nesta frente, é essencial que a sociedade e as organizações façam a transição para uma economia verde, sendo mais eficiente em termos de recursos, menos poluente e mais resiliente.
Como consequência da crise ambiental, a demanda por práticas sustentáveis e de responsabilidade social tem aumentando em todo o mundo — não apenas por pressão dos próprios consumidores e investidores, mas em razão de regulamentações e políticas públicas mais rigorosas em torno do assunto.
Juntos, esses fatores ajudam a impulsionar a contratação de talentos com habilidades sustentáveis, capazes de apoiar as empresas nesta empreitada. Afinal, as green skills podem ser consideradas os “blocos de construção” da transição verde.
Para os profissionais, essa transformação também abre uma oportunidade única: a de conciliar trabalho e propósito, algo que já é visto como prioridade para boa parte dos novos talentos.
Agora que você já sabe que as green skills devem fazer parte do futuro do trabalho e por que elas são valiosas em diferentes áreas de atuação e setores da economia, chegou a hora de conhecer quais habilidades são essas.
Na sequência, listamos os “conhecimentos verdes” mais requisitados pelas organizações, segundo a pesquisa do LinkedIn:
Envolve o conhecimento e a capacidade de avaliar e implementar práticas sustentáveis em diferentes setores. Isso inclui a compreensão dos impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades humanas, e a habilidade de criar estratégias capazes de mitigá-las.
Compreende o conhecimento sobre as técnicas necessárias para reabilitar e restaurar áreas ambientalmente degradadas ou contaminadas, minimizando assim os danos ambientais.
Essa habilidade exemplifica porque as green skills são valiosas em múltiplas áreas. Neste caso, estamos falando sobre a capacidade de aplicar medidas de segurança ocupacional e de saúde a fim de garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Saber trabalhar com tecnologias de energia renovável, como a solar ou a eólica, também é uma skill cada vez mais valorizada. Ela inclui desde competências técnicas para instalação, manutenção e reparo de equipamentos até habilidades de gestão para acompanhar projetos de energia renovável.
Compreende o entendimento sobre as normas e as regulamentações ambientais e de segurança no local de trabalho, bem como a habilidade de criar e implementar políticas bem-sucedidas nesta frente quando necessárias.
Envolve a compreensão e a aplicação de práticas corporativas éticas e responsáveis. Quem tem essa green skill, geralmente, consegue considerar os impactos ambientais e sociais das atividades da empresa, bem como pensar estratégias sustentáveis para minimizá-los.
Por fim, temos uma habilidade para gerir e reduzir o impacto ambiental dos resíduos gerados pelas organizações, incluindo conhecimentos sobre os diferentes tipos e técnicas de gestão, bem como a capacidade de implementar soluções sustentáveis para reduzir, reciclar e reutilizar os detritos gerados.
Essas são algumas das principais green skills que as empresas buscam atualmente. Além delas, o relatório Global Green Skills 2022 apontou outras habilidades verdes que estão crescendo rapidamente, como:
Se você se animou com as possibilidades que as green skills trazem para empresas e pessoas, certamente quer saber qual é o caminho para desenvolvê-las, certo?
O ideal é que as capacitações nesta frente envolvam um esforço conjunto: elas podem e precisam contar com o incentivo das empresas, mas também devem ser buscadas, individualmente, pelos colaboradores interessados em explorar esse universo e se destacar profissionalmente.
Dito isso, separamos algumas dicas que podem ajudar tanto os talentos quanto as organizações:
Como você compreendeu até aqui, a demanda por talentos com habilidades verdes está aumentando gradativamente, e não há previsão de cessar tão cedo. Desenvolvê-las, portanto, é a chave para quem deseja se preparar para o futuro do trabalho.
Além de não se restringir apenas a profissionais da área ambiental, as green skills são bastante diversas: englobam desde a compreensão dos conceitos de sustentabilidade até a capacidade de implementar ações concretas e liderar projetos sustentáveis em diferentes setores econômicos.
Esperamos que as informações apresentadas ao longo deste artigo apontem alguns caminhos possíveis na busca pelas habilidades verdes e incentivem colaboradores e empresas a trabalharem juntos para construir um mundo mais sustentável e consciente.
Agora que você já sabe o que são green skills, que tal continuar aprendendo sobre esse universo?
Confira nossa pesquisa Panorama ESG no Brasil e veja qual o cenário atual das ações focadas nos segmentos ambiental, social e de governança, encabeçadas por mais de 40 mil empregadores do Brasil e do mundo.