A revolução impulsionada pelo uso da Inteligência Artificial nas empresas já é uma realidade incontestável. Mas, neste contexto relativamente recente, a gestão de projetos é uma das frentes mais impactadas e, por conseguinte, desafiadoras.
Segundo a Gartner, 80% das tarefas de gestão de projetos serão executadas pela IA até 2030. Essas operações incluem desde a coleta de dados até a elaboração de relatórios, evidenciando que a automatização se consolida como o novo padrão a ser seguido na busca por mais eficiência.
Com essa perspectiva à vista, torna-se urgente discutir as implicações estratégicas que cercam essa integração e como ela pode potencializar o alcance dos objetivos de negócios. Junte-se a nós na leitura do texto e saiba mais!
Como mencionamos anteriormente, tudo indica que a IA será cada vez mais utilizada no gerenciamento de projetos. Isso se deve, em grande parte, aos benefícios inestimáveis que ela pode proporcionar frente à crescente complexidade das demandas organizacionais.
Quando utilizada de modo estratégico, as ferramentas que empregam essa tecnologia podem:
Para que os benefícios acima sejam alcançados, há quatro peças que precisam ser corretamente encaixadas neste complexo quebra-cabeça.
Falaremos sobre cada uma delas a seguir, tendo como referência o artigo publicado na Harvard Business Review pelo Dr. Tomas Chamorro-Premuzic, Diretor de Inovação do ManpowerGroup. Acompanhe!
O potencial da IA é diretamente proporcional à qualidade dos dados com os quais ela é treinada. Sendo assim, faz toda a diferença quando as empresas conseguem disponibilizar tempo e recursos para reunir, limpar e estruturar suas próprias informações.
Para favorecer esse processo, hoje já é possível contar com aplicações que permitem que o processamento de linguagem natural seja usado para consultar bancos de dados internos e, assim, extrair informações proprietárias de forma mais rápida e eficaz.
Mas, como destacado no artigo, esse é um trabalho que também demanda a capacidade de compreender que tipos de dados são mais úteis. O que, por sua vez, requer uma abordagem disciplinada para identificar e resolver quaisquer áreas potenciais de preconceito que ocorram.
Outro cuidado a ser tomado é com o recolhimento contínuo de informações. Segundo o Dr. Tomas, é preciso “monitorizar o progresso e os resultados de uma forma que se recolha o que é necessário sem ser tão intrusivo a ponto de interromper ou prejudicar pessoas e processos”.
Os seres humanos são a verdadeira chave para o sucesso da IA na gestão de projetos (e em onde mais ela for utilizada). Logo, os colaboradores aptos a utilizar essa tecnologia para trabalhar de forma mais inteligente serão especialmente valiosos para as empresas.
Em outras palavras, os gestores de projetos que conseguirem otimizar como ganham eficiência e complementar as suas decisões com IA serão aqueles que permanecerão empregados e sendo bem remunerados.
“Ao pensarmos no impacto da IA na gestão de projetos, o futuro parece brilhante para as pessoas que estão ansiosas por adotar esta tecnologia para melhorar, e fazer mais com menos; mas menos brilhante para aquelas que resistem mesmo a um nível mínimo de experimentação com essa tecnologia inovadora”, aponta o Dr. Tomas.
Já que os seres humanos são os verdadeiros protagonistas da jornada, o uso crescente da IA requer que os profissionais desenvolvam e aprimorem, continuamente, as habilidades necessárias para lidar com ela.
É importante dizer que essa necessidade não recai somente nos gestores de projetos, mas em todos os integrantes das equipes, líderes e outras partes interessadas em explorar todo o potencial desta ferramenta.
Mas, falando sobre os gestores de projetos, eles devem contar não apenas com boas soft skills, mas também com habilidades que lhes permitam determinar quando e como tomar decisões com a ajuda da IA, bem como validar uma recomendação em vez de usá-la como ponto de partida.
O Diretor de Inovação do ManpowerGroup reforça, ainda, que a vontade e a capacidade de aprender e mudar, de liderar outras pessoas por meio da mudança e de explicar a IA também se tornarão cada vez mais importantes.
O último fator crítico para concretizar o potencial da IA na gestão de projetos, segundo o Dr. Tomas, é aumentar o nível de conforto, confiança e engajamento dos colaboradores em relação ao uso da tecnologia.
Afinal, há muitos profissionais resistentes à ferramenta, em grande parte por acreditarem que ela pode substituí-los no futuro.
Para uma transformação bem-sucedida, é preciso explicar que a Inteligência Artificial chegou para aumentar as competências humanas, e não as automatizar. Como dito anteriormente, as pessoas continuam sendo a chave que desbloqueia o imenso potencial da IA.
“O sucesso será, em última análise, determinado pelo fato de terem as competências e o nível de conforto, para não mencionar a liderança e a mentalidade, necessárias para alavancar, em vez de resistir, à IA”, conclui o Dr. Tomas Chamorro-Premuzic, Diretor de Inovação do ManpowerGroup.
Agora que você já sabe que selecionar os profissionais com as habilidades certas é o segredo para o uso bem-sucedido da IA na gestão de projetos, que tal ter o apoio de uma empresa especializada em encontrar os melhores talentos tech?
A Experis é especialista no mercado de Tecnologia e sabe como encontrar os profissionais certos para acelerar o crescimento dos negócios por meio de Recrutamento e Seleção especializado em TI, para projetos de curto ou longo prazo. Conheça nossas soluções, ou preencha o formulário abaixo que entramos em contato.