Você já sentiu a ansiedade batendo durante uma entrevista de emprego? Quando isso acontece, é comum focarmos tanto em responder rapidamente às perguntas feitas que acabamos não escutando direito o que os recrutadores querem saber.
Ouvir é tão importante quanto falar. Mas se não prestamos atenção, não conseguimos dar as melhores respostas, aquelas fundamentais para o processo seletivo. Ouvir nos permite criar uma conexão verdadeira com a pessoa que nos entrevista, indo além de respostas prontas.
Continue a leitura e entenda como a escuta ativa em uma entrevista pode impactar positivamente sua busca por aquele emprego tão desejado.
A escuta ativa é uma habilidade fundamental da comunicação, envolvendo mais do que apenas ouvir passivamente. Trata-se de um processo em que uma pessoa se concentra atentamente no que a outra está dizendo, demonstrando interesse verdadeiro pelo que está sendo comunicado.
Isso vai além da audição, pois a pessoa envolvida na escuta ativa se esforça para compreender as palavras, as emoções e as intenções de quem está falando. Envolve também fazer perguntas adequadas e validar os questionamentos da outra pessoa. A escuta ativa é essencial para construir relacionamentos mais fortes, melhorar a empatia e resolver conflitos de forma eficaz.
Além disso, a escuta ativa é uma competência valiosa em diversos contextos, incluindo relacionamentos pessoais, negociações, atendimento ao cliente e entrevistas de emprego, cenário principal deste nosso artigo.
Durante uma entrevista de emprego, quem está te avaliando quer saber, principalmente, se:
Isso significa que qualquer pergunta feita tem a ver com algum destes três pilares que acabamos de citar. Tenha isso em mente para que, ao ouvir todos os questionamentos, você consiga ir além do óbvio e responda de uma maneira que demonstre que você é a melhor pessoa para o cargo.
Uma das principais razões pela qual a escuta ativa é importante durante uma entrevista de emprego é que ela permite que você compreenda profundamente as necessidades do empregador. Ou seja, ouvindo com atenção, você pega pistas sobre qual tipo de colaborador a empresa está procurando.
Por exemplo, ao ouvir as perguntas e os comentários da pessoa que está te entrevistando, você pode identificar quais são as qualidades e as habilidades mais valorizadas na organização. Essas dicas sutis te ajudam a montar respostas que destacam suas competências.
Confira, a seguir, outros benefícios da escuta ativa durante uma entrevista de trabalho.
Como já citamos anteriormente, construir uma conexão verdadeira com a pessoa entrevistadora é bem interessante. Afinal, ela está avaliando também a sua personalidade e se você se adequa a cultura organizacional da empresa contratante.
Toda percepção positiva revela que o talento não só é competente como também se encaixa na equipe. Então, mostrar que você se identifica com os valores da organização, muitas vezes, é fundamental para ser escolhido como o candidato certo.
A escuta ativa também é importante para responder de forma mais precisa e relevante às perguntas da pessoa entrevistadora. Quando um candidato não está atento e não ouve completamente o que é questionado, ele corre o risco de dar respostas vazias, que não atendem o que foi solicitado. Isso causa uma impressão negativa.
Por outro lado, a escuta ativa faz com que você responda corretamente cada pergunta. Mais do que isso: responda de forma precisa, demonstrando habilidades de comunicação e atenção aos detalhes do que foi dito.
A escuta ativa também demonstra que você tem interesse verdadeiro na oportunidade e na empresa. O ato de ouvir atentamente mostra à pessoa entrevistadora sua disposição para aprender e se adaptar ao que for preciso.
Você ainda pode, durante a entrevista, fazer perguntas relevantes, baseadas no que foi ou no que está sendo debatido. Isso cria uma impressão positiva e aumenta as suas chances de avançar no processo de seleção.
Entenda o que a pessoa que te entrevista está realmente querendo dizer. Preste atenção ao seu tom de voz, às expressões faciais e à linguagem corporal. Tudo isso te ajuda a atender o que ela e a empresa esperam de quem ocupará a vaga.
Coloque-se também no lugar dela: ao fazer determinada pergunta, que tipo de resposta você gostaria de receber em troca?
Uma entrevista pode se tornar uma conversa amigável quando você se envolve na escuta ativa. E um bom caminho para se tornar memorável em um processo seletivo é exatamente se conectar com a pessoa entrevistadora, o que pode ser feito por meio de atenção sincera.
Se você se preparar para a entrevista de emprego, a escuta ativa vai te levar para mais perto do sucesso! Outra forma de se sair bem nas conversas sobre vagas é falando sobre suas soft skills, ou habilidades comportamentais. Então, que tal conferir as 7 soft skills mais buscadas pelas empresas?