O mercado de trabalho está em constante mudança e, por esse motivo, investir em reciclagem e atualização profissional é imprescindível para o trabalhador que está em busca de crescimento, independentemente de sua área de atuação.
Quando falamos sobre esse assunto, não nos limitamos apenas aos cursos de pós-graduação, por exemplo, mas a todo tipo de curso que possa trazer conhecimentos relevantes ao desempenho de nossas funções.
Treinamentos, palestras e workshops de oratória, liderança e outros temas, cursos de idiomas e softwares, além de mestrados e outras especializações, são apenas algumas das possibilidades de atualização profissional existentes.
Para escolher as reciclagens mais adequadas ao seu perfil, é preciso que você estabeleça antes qual é o seu objetivo profissional. Sabendo exatamente o que você deseja alcançar, que tipo de cargo pretende ocupar e quais funções quer desempenhar, fica muito mais fácil escolher os cursos de aprimoramento que vão ajudá-lo a chegar lá.
Quer conhecer as principais vantagens da reciclagem e da atualização profissional para a sua carreira? Confira a lista que preparamos a seguir!
Você é formado, conta com muito conhecimento técnico, desempenha seu trabalho com excelência e, mesmo assim, não consegue chegar a um cargo de liderança? Pode ser que lhe faltem algumas habilidades comportamentais que chamem a atenção do seu chefe na hora de escolher alguém para liderar uma equipe.
Além de saber realizar as tarefas operacionais, um líder deve incentivar os colaboradores, motivá-los, saber delegar, acompanhar o desempenho de cada um, fornecer feedbacks e muito mais.
Muitas dessas características podem ser inatas ao profissional. No entanto, é também possível aprendê-las, seja por meio de experiências ou de uma atualização profissional focada nisso.
O perfil dos colaboradores também vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, e saber lidar com as expectativas desse público passou a ser uma exigência para quem deseja conquistar cargos de liderança.
Sendo assim, caso a sua vontade seja assumir uma posição de chefia dentro da empresa onde trabalha ou em uma possível recolocação profissional, procure uma atualização que foque nessas habilidades.
Nenhuma empresa gosta de contratar pessoas acomodadas, que não demonstram interesse em aprender mais e em crescer — afinal, se o profissional não tem ambições em sua carreira, provavelmente não vai se importar com o crescimento da companhia na qual trabalha.
Quando um trabalhador está atualizado e por dentro de tudo o que acontece em sua área, ele se torna mais participativo, destacando-se perante os outros profissionais, já que os seus projetos são mais completos e eficientes.
Com isso, seu valor no mercado de trabalho aumenta e ele passa a ser visado até mesmo por outras empresas, que buscam profissionais do tipo para ajudá-las a melhorarem seus resultados.
Isso também acontece pois, quando você realiza cursos e participa de eventos ou fóruns de discussões, o seu networking se amplia. Mais pessoas passam a conhecer seu trabalho, seus pontos de vista e suas competências, aumentando, assim, a sua visibilidade perante as outras companhias.
Essa pode ser uma boa chance de conquistar um novo cargo em uma nova empresa ou ainda de aumentar o seu poder de barganha na firma atual.
Mesmo quem já tem a sua posição em uma empresa deve estar atento às mudanças e ir atrás da atualização profissional.
Isso porque, além de garantir a sua vaga por mais tempo, quando você se atualiza e se especializa, traz para a companhia novos conhecimentos e técnicas capazes de aumentar o seu rendimento e o de toda a equipe.
Esse é um ótimo argumento para negociar com o seu chefe o aumento do seu salário, já que você teve que investir para trazer essas mudanças para a organização.
Além disso, o seu gestor provavelmente não vai querer perder você para uma empresa concorrente, já que conservar um bom talento é mais vantajoso para a organização do que contratar um novo colaborador — processo que exige custos e tempo de adaptação.
Hoje em dia, o acesso à universidade está mais facilitado do que antes e muitas pessoas estão se graduando todos os anos, fazendo com que o diploma já não seja mais um grande diferencial.
Por isso, quem não fica acomodado apenas com a sua graduação e investe em novos cursos — que acompanham a dinâmica do mercado e do setor ao qual está inserido — agrega excelentes diferenciais competitivos em seu currículo.
Entender quais são as necessidades das empresas e se preparar para oferecer algo a mais aos contratantes é a melhor maneira de se diferenciar perante candidatos concorrentes. Afinal, as companhias estão em busca de pessoas inovadoras, que tragam mais novidades e, com isso, mais resultados.
Se manter em constante atualização mesmo quando você não está atuando no mercado é uma tática importante para garantir a sua recolocação profissional.
Muita gente costuma desistir de seguir no campo que gosta e que tem mais afinidade apenas por considerar que a recolocação profissional está difícil. Sabemos que, sim, algumas áreas são mais difíceis e exigentes que outras, porém, com muito estudo e força de vontade, é possível alcançar o êxito.
A atualização não precisa necessariamente ser conseguida por meio de cursos pagos. A internet está aí para provar isso — com uma série de conteúdos ricos, que são produzidos por especialistas e dão uma boa ajuda aos profissionais que buscam por reciclagem.
Muitos cursos e workshops que acontecem no ambiente virtual também são gratuitos, isso sem contar nos fóruns de discussão em redes sociais — como o LinkedIn, por exemplo —, que sempre agregam mais conhecimento para quem os acompanha.
Além de todas essas experiências que podem ser acrescentadas em seu currículo, é essencial que você saiba conversar na entrevista sobre as técnicas e os avanços do seu setor. Dessa forma, o recrutador vai perceber o seu interesse e a sua recolocação profissional pode chegar antes do esperado.
Curtiu esse conteúdo sobre atualização profissional e acha que ele pode ser útil para mais pessoas? Compartilhe o post em suas redes sociais!