Os erros em dinâmicas de grupos são mais comuns do que imaginamos e podem acabar com as chances de um candidato conquistar sua tão sonhada vaga na empresa.
Muitas vezes o candidato é adequado para a vaga, mas por algum deslize cometido na dinâmica de grupo, por conta do nervosismo, acaba perdendo a oportunidade de mostrar seu potencial aos recrutadores.
Se você está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho e deseja estar mais preparado para essa fase tão importante do processo seletivo que é a dinâmica de grupo, continue lendo esse texto e saiba o que você não deve fazer quando chegar a sua vez!
Provavelmente você já ouviu a famosa frase “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? E, nesse caso, ela se aplica totalmente às dinâmicas de grupos. A primeira impressão que os recrutadores têm dos candidatos é relacionada à aparência deles e, nesse momento, a escolha da roupa faz toda a diferença.
Informe-se sobre a empresa para saber se ela é muito rigorosa com os trajes ou se seus colaboradores podem se vestir de maneira mais leve: adapte-se a ela. Lembre-se também de que em dinâmicas de grupos podem ocorrer atividades mais descontraídas. Então, opte por peças confortáveis.
Aqui não estamos falando que você precisa mudar o seu estilo para agradar os recrutadores, porém, é preciso adequar suas vestimentas ao ambiente corporativo, escolhendo peças neutras, que não sejam muito chamativas e estejam limpas e bem passadas.
Isso evita que você transmita uma imagem de desleixo ou de que está sempre atrasado.
Nós sabemos que os imprevistos existem e é por esse motivo que na hora de comparecer a uma dinâmica ou qualquer outra fase de um processo seletivo, é importante programar seus horários para chegar com antecedência ao local. Tenha sempre uma margem de segurança.
Chegar atrasado, além de denotar falta de comprometimento, também atrapalha o seu desempenho na avaliação, pois você estará mais ansioso, preocupado e eufórico. Portanto, planeje chegar, pelo menos, 15 minutos antes e relaxe.
Se você está participando de um processo seletivo para trabalhar em uma empresa é porque você se identifica com ela e quer contribuir com o seu crescimento, certo? Ou ao menos deveria ser assim.
Por esse motivo, os profissionais responsáveis por avaliá-lo prestam muita atenção no seu conhecimento sobre a organização durante as atividades da dinâmica de grupo, e se você realmente sabe quais são os seus propósitos e valores.
Sendo assim, faça uma boa pesquisa sobre a empresa na internet e nas redes sociais e também informe-se bem sobre a vaga em questão e as etapas do processo seletivo que está participando.
Em uma dinâmica de grupo, além de interagir com os recrutadores, você também terá que interagir com os outros candidatos. Prestar bastante atenção no que todos falam é muito importante para demonstrar interesse e se sair bem.
É muito incômodo quando um candidato não presta atenção no que o recrutador falou e depois fica perguntando aos colegas, ou ainda repetindo opiniões que já foram ditas por outra pessoa do grupo.
Para evitar esse tipo de situação, esteja sempre atento às informações passadas pelos profissionais do RH e, se possível, anote-as. Também preste atenção ao que seus concorrentes falam, afinal, isso é fundamental para um bom trabalho em equipe, e os avaliadores sabem disso.
A comunicação verbal é um fator muito avaliado e valorizado pelas empresas, pois por meio de uma boa oratória é possível realizar negociações e vendas, motivar uma equipe, solucionar problemas com fornecedores e muito mais.
Independente do cargo ao qual você esteja concorrendo, falar o português corretamente e evitar o uso de gírias e expressões te dá muitos pontos positivos.
Pense bem antes de falar, fale devagar, sem atropelar suas ideias e não deixe que o nervosismo atrapalhe sua fala. Tome cuidado também na hora de escrever e sempre revise o que foi escrito antes de entregar para não deixar passar nenhum erro.
Se você já foi em uma dinâmica de grupo, pode ser que já tenha visto algum candidato fazendo de tudo para aparecer mais do que os demais.
Essa atitude desesperada chega a ser inconveniente tanto para os outros colegas quanto para os profissionais que estão conduzindo a dinâmica, pois todos acabam perdendo um pouco seu espaço.
Pessoas que agem assim, na verdade, demonstram que não estão aptas para trabalhar em equipe, portanto, fuja deste comportamento.
Ter autoconfiança é fundamental em um processo seletivo, mas você pode mostrar o seu talento de maneira calma e tranquila, sem precisar sobrepor os outros participantes.
Os recrutadores são treinados para identificar isso e, se você aparecer na medida certa, com certeza eles vão reconhecê-lo.
Uma dinâmica de grupo é apenas uma etapa que um profissional passa antes de ser selecionado para trabalhar em uma empresa. Porém, essa etapa dura apenas um dia e, se aprovado, você ainda terá muitos dias de trabalho pela frente.
O que queremos dizer aqui é: aja naturalmente durante um processo seletivo. Quando você finge ser algo que não é, ou até mente sobre habilidades e conhecimentos que não possui, você pode até conquistar a vaga, mas ela não será sua por muito tempo.
Seja sempre sincero sobre a sua maneira de trabalhar, suas expectativas e seus valores. Assim, você evita frustrações futuras.
Enquanto todos estão discutindo e debatendo o tema proposto na dinâmica de grupo, você está apenas ouvindo e concordando com tudo sem dar a sua própria opinião?
Assim como se esforçar para aparecer de qualquer jeito é prejudicial em um processo seletivo, deixar a timidez vencer e não participar em nenhum momento das discussões também pode eliminá-lo do jogo.
Saber escutar e considerar a opinião dos outros participantes e encontrar a hora certa de mostrar os seus argumentos é a forma ideal de mostrar o seu valor aos recrutadores. Tenha sempre isso em mente.
Agora que você já conhece os principais erros em dinâmicas de grupos, que tal receber mais conteúdos que vão ajudá-lo a se preparar para conquistar um novo trabalho? Assine a nossa newsletter!