Uma boa leitura tem o poder de agregar conhecimentos, reforçar conceitos e ampliar a forma como enxergamos o mundo à nossa volta. Gestores que querem ter uma carreira bem-sucedida sabem disso e não dispensam essa ferramenta. Sempre buscam a atualização por meio dos mais indicados livros sobre gestão de pessoas.
Afinal, lidar com o ser humano é complexo e exige mais do que aprendizados técnicos. É preciso ter tato, sensibilidade e empatia, mas sem abrir mão da assertividade e da firmeza na tomada de decisões.
Parece complicado, não é? Entretanto, para ajudar os verdadeiros líderes nessa missão, profissionais especializados se dedicam há anos aos estudos na área. Acompanhe este post e veja algumas de suas obras!
A lógica mercadológica vem sofrendo várias mudanças ao longo dos anos. E isso não é novidade para a maioria dos profissionais mais atentos. O lucro ainda ocupa um lugar de destaque nos objetivos dos negócios. No entanto, as pessoas se tornaram o maior capital das empresas. E elas reivindicam, cada vez mais, uma nova forma de relacionamento.
Nesse contexto, percebeu-se a necessidade da criação de um conjunto de práticas que englobassem todo o processo de um profissional dentro da organização. Desse modo, tanto a motivação quanto o melhor desempenho da equipe poderiam ser garantidos.
Essa estratégia abrange desde a contratação adequada do colaborador, recebendo-o da melhor maneira para que sua adaptação seja facilitada, passando pelo desenvolvimento de sua carreira ao longo do tempo, podendo chegar ao seu desligamento, caso isso seja necessário em algum momento.
Para tanto, técnicas são criadas e aprimoradas constantemente, tendo em vista a geração de bons resultados, como mais produtividade e maior qualidade de vida do colaborador. E a área responsável por desenvolver esse processo é a gestão de pessoas.
A lista que você verá a seguir contém só alguns exemplos do que se tem feito para que empresas e colaboradores se tornem mais próximos e tenham uma relação mais frutífera.
Ainda há muito para se descobrir e se aprimorar, mas conhecer o que já está em ação pode ser um divisor de águas na carreira de um bom gestor. Por isso, acompanhe:
Nesse livro, a autora ressalta a importância do planejamento como uma estratégia, colocando-o como o orientador das ações dos recursos humanos dentro das empresas. Maria Diva da Salete Lucena também evidencia os desafios de manter os colaboradores da pós-geração Y treinados e motivados.
As tendências do mundo empresarial e do mercado, as ferramentas de avaliação de desempenho, o plano de sucesso e o planejamento de informações são temas abordados na obra. Ela revela que tais procedimentos são utilizados como facilitadores para a retenção de talentos e para a padronização de processos.
O feedback tem se tornado uma ferramenta indispensável para as organizações que reconhecem a importância da transparência na gestão dos negócios. Por muito tempo ele foi visto apenas como um “puxão de orelha” ou uma bronca do chefe.
Contudo, a nova geração de trabalhadores demanda essa prática. E o objetivo de Eliana Pita é fomentar essa cultura dentro das empresas. A autora do livro dá uma série de dicas valiosas para que os gestores de equipes ofereçam feedbacks efetivos, aqueles que trazem resultados positivos para a corporação como um todo.
Seja por meio da correção de falhas, seja pelo aprimoramento dos pontos fortes, o feedback é um recurso que busca o desenvolvimento do profissional. Ele funciona como um combustível que motiva, estimula e encoraja os colaboradores a desempenharem suas funções, melhorando um pouco mais a cada dia.
Contratar profissionais que agreguem valor à equipe é o desejo da grande maioria das empresas. Contudo, é muito pouco provável que se captem talentos por meio da intuição ou da inspiração dos gestores.
Nesse livro, a autora oferece técnicas práticas para o desenvolvimento do capital humano e sua retenção. São apresentados formulários que descrevem cargos e processos seletivos, dicas para o mapeamento de entrevistas comportamentais que facilitam a verificação da compatibilidade entre os perfis dos candidatos e as funções das vagas.
Ao entregar uma metodologia integrada, prática e consistente, a obra contribui para que o conhecimento na área de gestão de pessoas por competências seja amplificado.
Por meio de uma linguagem contemporânea, Stephen Covey apresenta sete hábitos que diferenciam as pessoas que vencem das que fracassam, as que são bem-sucedidas e felizes das que sacrificam seu equilíbrio e bem-estar. Suas lições, quando bem aplicadas, auxiliam tanto na carreira quanto na vida pessoal.
Esse livro é um clássico no mundo dos negócios. Apesar de seu foco não ser exatamente a gestão de pessoas, seus ensinamentos são tão valiosos que trazem evolução profissional ao gestor que o lê e a toda a sua equipe.
Essa obra tem sido considerada por muitos especialistas como uma bíblia dos recursos humanos. Ela foi escrita por um argentino que, além de ser diretor de uma das maiores empresas de head hunting do mundo, é um dos maiores profissionais da área de desenvolvimento de pessoas.
Para o autor, independentemente do ramo de atuação ou do tamanho de uma organização, o que importa é selecionar os melhores profissionais para compor o seu quadro de colaboradores. Dessa forma, se chega ao alto desempenho e, consequentemente, ao sucesso do negócio.
Nesse livro, a gestão de pessoas é vista como uma evolução dos recursos humanos. O autor, que também é um dos especialistas mais conceituados da área, tendo suas obras estudadas inclusive em cursos de formação e especialização, postula seis ações como base da gestão.
São elas: recompensar, desenvolver, agregar, monitorar, aplicar e manter. Tais ações se conectam entre si e estruturam qualquer equipe dentro de uma organização. Além disso, Chiavenato aborda os principais desafios e características da área.
Equipes 100% energizadas — estratégias para maximizar resultados e gerar um ambiente saudável foi escrito por Heike Bruch, diretora de um famoso instituto suíço, o Institute for Leadership and Human Resource, da St. Gallen University, e por Bernd Vogel, professor de comportamento e liderança da Henley Business School (Reino Unido).
O resultado dessa união intelectual é uma obra que traz lições objetivas sobre gestão de pessoas e liderança empresarial. O livro apresenta ferramentas práticas e, por meio de estratégias básicas, foca o papel dos gestores como verdadeiros impulsionadores da energia das equipes nas organizações.
Atualmente, os líderes ocupam o lugar dos que antigamente eram denominados chefes. Tais profissionais se preocupam em ser exemplos para seus liderados, buscando relacionamentos transparentes e se dedicando para que suas equipes tenham alto desempenho e estejam satisfeitas com o que fazem.
O cenário é de mútuo aprendizado e colaboração. Assim sendo, os livros sobre gestão de pessoas são ferramentas de aperfeiçoamento capazes de dar auxílio tanto aos menos experientes quanto aos que já ocupam cargos de liderança há mais tempo.
Este post foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem esses livros sobre gestão de pessoas que podem acrescentar muito conhecimento à vida de todos!