Quando se trata de alcançar sucesso profissional, sabia que desenvolver competências socioemocionais relevantes é tão importante quanto dominar os aspectos técnicos da sua área de atuação?
Repare: em muitas vagas de emprego, as organizações listam características como comunicação positiva, resiliência, colaboração e inteligência emocional entre os requisitos desejáveis.
Se você está iniciando sua jornada no mundo do trabalho, que tal descobrir como o desenvolvimento desses atributos pode fazer diferença? Junte-se a nós na leitura do texto!
Em termos gerais, o conceito de competência está relacionado ao conjunto de habilidades que uma pessoa detém para realizar um determinado trabalho ou atividade.
No caso das competências socioemocionais, o destaque fica por conta de um grupo de habilidades específicas: aquelas que nos permitem entender, expressar e gerenciar nossas emoções, além de nos relacionarmos de maneira positiva com os outros.
Essas soft skills, como também são conhecidas, desempenham um papel fundamental no nosso sucesso pessoal e profissional. Afinal, elas ampliam a capacidade de lidar com desafios, auxiliam na adaptação a diferentes situações e a construir relacionamentos positivos.
A lista de competências socioemocionais é extensa. Mas, para facilitar sua compreensão, selecionamos oito habilidades que compõem esse grupo e são altamente valorizadas pelas empresas. Vamos lá?
Independentemente da área em que você escolheu atuar, uma coisa é certa: para ter sucesso a longo prazo, é imprescindível contar com uma base sólida de habilidades.
O mundo dos negócios é permeado por desafios e está em constante transformação. Para superá-los, as empresas anseiam por profissionais capazes de manter a calma em meio às adversidades, se adaptar rapidamente e resolver problemas complexos.
Mas não é só isso: por mais individual que a sua profissão seja, em algum momento você certamente precisará lidar com outras pessoas — sejam elas clientes, colegas de equipe, gestores ou outras partes interessadas.
É justamente por facilitarem a colaboração e a comunicação, bem como por impulsionarem ambientes de trabalho mais agradáveis, inovadores e produtivos, que as competências socioemocionais assumem um papel tão relevante nas organizações.
Não é à toa que o desenvolvimento dessas habilidades representa um diferencial significativo na busca por emprego. Quanto mais refinadas elas estiverem, maiores serão suas chances de se destacar nos processos seletivos!
Agora que você já sabe como as competências socioemocionais proporcionam uma base sólida para o crescimento profissional, que tal começar a desenvolvê-las?
Confira, a seguir, algumas formas de colocar esse plano em ação desde o início da sua carreira.
Escutar ativamente vai além de apenas ouvir as palavras que estão sendo ditas: é preciso prestar atenção genuína ao que a outra pessoa está comunicando, demonstrando interesse e empatia.
Ao praticar a escuta ativa no trabalho, você compreenderá melhor as necessidades e as perspectivas dos seus colegas, gestores e clientes. Ouvir atentamente o que eles estão dizendo também é uma excelente maneira de aprender!
O feedback é uma das ferramentas de desenvolvimento mais poderosas que existem. Por meio dele, é possível obter uma compreensão mais clara sobre suas áreas de melhoria.
Experimente pedir a opinião dos profissionais com os quais você trabalha sobre, por exemplo, as suas habilidades de comunicação e colaboração ou sobre as competências socioemocionais que você deve priorizar. Eles certamente terão opiniões para oferecer!
O autoconhecimento é a base da inteligência emocional. Afinal, se conhecer é o primeiro passo para que você consiga gerenciar suas próprias emoções, valores, forças e fraquezas.
Felizmente, existem muitas ferramentas que podem contribuir para essa finalidade, tais como terapia, testes de personalidade ou análise comportamental, coaching, entre outros.
Ingressar em programas de desenvolvimento pessoal e profissional é uma excelente alternativa para quem busca oportunidades de aprimorar as soft skills.
Essa estratégia inclui desde a participação em cursos, workshops, palestras, mentorias até treinamentos voltados para o aprimoramento de competências socioemocionais específicas.
A experiência prática é tão importante quanto a teórica. Por isso, não deixe de aproveitar as oportunidades de colaboração que surgirem ao longo da sua jornada profissional.
Trabalhar em equipe é uma oportunidade e tanto para praticar e desenvolver uma variedade de competências socioemocionais, como a comunicação, a empatia e a resiliência.
Então, fica a dica: sempre que possível, envolva-se nos projetos em equipe e abra-se para aprender com a diversidade de perspectivas e as habilidades presentes no grupo!
Se você gostou deste conteúdo, temos uma sugestão que pode complementar o seu processo de aprendizado. No artigo 5 hobbies que contribuem para a inteligência emocional, mostramos ser possível fortalecer essa habilidade de forma leve e divertida. Aproveite para conferir!