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Ao se candidatar a uma oportunidade de emprego, a chance de existirem concorrentes com experiências parecidas com as suas é bem grande. Por isso, falando de diferenciais, a maneira como você conta a sua trajetória profissional em uma entrevista pode fazer toda a diferença para conseguir a vaga.
Muito além de um resumo, a trajetória profissional é a narrativa complementar a suas habilidades. São os desafios particulares que você precisou superar — como aquela dose extra de esforço para equilibrar o trabalho em tempo integral, a família e a graduação; do que você abriu mão para alcançar cada conquista, e a coragem que existe entre uma mudança e outra.
São as histórias que mostram suas principais qualidades aplicadas em atitudes do dia a dia.
Neste texto, traremos algumas dicas para você aprender a narrar os fatos e as escolhas da sua carreira de forma impactante, convencendo os entrevistadores de que é a pessoa que eles procuram.
Boa leitura!
O currículo, ou o cadastro em um banco de vagas, precisa ter informações objetivas. Porém, é possível contar um pouco da sua trajetória profissional já nessa fase do processo seletivo.
Para isso, você precisa usar algumas táticas. Ao preencher sua experiência no currículo, não coloque apenas o nome da empresa e o cargo que ocupava. Você pode dar mais informações sobre as suas responsabilidades naquela função e quais foram as suas realizações.
É fundamental que o recrutador comece a se interessar pela sua trajetória profissional, ou seja, que seu currículo o instigue a conhecer as metas alcançadas nos seus trabalhos anteriores. Se possível, coloque alguns dados que comprovem o que você conquistou.
Uma das melhores formas de despertar o interesse dos recrutadores é escrevendo um bom resumo profissional. É aquele campo do currículo onde você conta, em um texto corrido de poucas palavras, qual é a sua trajetória trabalhando. Por isso, é ideal falar de realizações e projetos que chamem a atenção e sintetizem a história da sua carreira.
Se você tem dúvidas de como fazer um resumo profissional eficiente, assista a esse vídeo que preparamos:
É muito diferente colocar a sua trajetória profissional no currículo e falar dela durante uma conversa com a pessoa recrutadora, não é mesmo?
Como vimos anteriormente, no currículo você precisa se atentar aos pontos principais da sua carreira. Agora, ao conversar com quem está te entrevistando, é possível destacar mais detalhes.
A primeira dica é: planejamento! Pense na história que você quer contar, analise a posição para a qual está concorrendo e tente se lembrar de situações que possam servir como exemplos de que você tem preparo para assumir esse novo desafio.
Atenção: ao contar sua trajetória profissional, não se estenda demais ou impeça que o entrevistador interaja. Se a conversa virar monólogo, você não saberá quais pontos realmente interessam para quem está te entrevistando.
Você pode — e deve — mostrar como funções em outras áreas ajudaram a te desenvolver pessoal e profissionalmente.
Uma situação em que isso se aplica é ao concorrer a uma vaga na área de atendimento, por exemplo. Você terá que lidar com clientes diretamente, então, pode contar uma experiência parecida que teve, mesmo que em uma função diferente.
Ou digamos que a vaga à qual está se aplicando é uma oportunidade em uma empresa do ramo têxtil. Se você já trabalhou em uma companhia do setor, mas em outra função, essa sua experiência pode ser um diferencial.
Quer mais um exemplo? Se você está se candidatando a uma oportunidade em que irá exercer uma posição de liderança, mas nunca teve essa responsabilidade na sua carreira, conte sobre momentos nos quais teve que tomar a frente de grupos durante os estudos ou em trabalhos voluntários.
Essa é a hora de fazer a sua trajetória profissional brilhar! Isso quer dizer que, ao falar do seu desenvolvimento profissional, você pode ligar os pontos e mostrar uma visão de sua carreira que apenas você tem.
É bom ressaltar momentos e situações em que teve um aprendizado específico que te ajudou a evoluir. Os recrutadores valorizam muito as pessoas que estão dispostas a “aprender a aprender”. Ou seja, que têm vontade de conhecer coisas novas e facilidade em absorvê-las. Por isso, contar do aprendizado é tão importante.
Pense nos desafios que enfrentou em empregos anteriores e como conseguiu solucioná-los.
A oportunidade de conversar com o entrevistador permite compartilhar o que está por trás das informações no seu currículo. Sobre uma mudança de área, por exemplo, frente a frente, você tem a chance de dividir que “decidiu mudar o ramo de atuação para ir atrás de um sonho, mesmo ganhando menos”.
Ou seja, são as informações extras que mostram as suas qualidades. Essa é a arte de contar uma história: trazer todos os fatos e fazer com que eles tenham um significado maior para quem está ouvindo, transformando acontecimentos separados em uma única estrada de coragem e determinação.
Você também pode fazer da sua trajetória profissional uma história adaptável, moldando-a conforme a vaga de trabalho a qual está concorrendo. Cada oportunidade exige um foco diferente, certo? Então, vale destacar habilidades específicas e experiências relevantes distintas em cada entrevista.
Ao concorrer a uma posição mais técnica, por exemplo, fale sobre cursos que já fez ou conhecimentos específicos. Para um cargo que valoriza mais as habilidades interpessoais, destaque situações que demonstram sua capacidade de colaboração e liderança.
O segredo da trajetória profissional também está em apresentar sua carreira de maneira versátil, ressaltando aspectos que mais se alinham com as demandas da posição, revelando assim uma adaptação estratégica para conquistar a vaga desejada.
Agora que já falamos sobre como cativar a pessoa entrevistadora com a sua trajetória profissional, antes e durante a entrevista, que tal conhecer uma forma de sustentar tudo isso permanentemente?
Você já conhece o termo “personal branding”? É uma maneira de fazer a gestão de sua imagem como se fosse uma marca, ou uma empresa. Porque todos precisamos ter uma marca pessoal.
Independentemente da área na qual você trabalhe, é importante se apresentar como deseja que as outras pessoas te vejam. Isso pode ser feito de diversas maneiras, e uma delas é usar sua presença digital para contar, constantemente, a trajetória profissional.
Escrever um artigo sobre sua área de conhecimento e publicá-lo no LinkedIn já é uma parte importante dessa construção. Comentar nas redes sociais sobre suas experiências também ajuda a criar sua marca pessoal.
Agora, já sabe como contar a sua verdadeira trajetória profissional? Se quiser conferir outras dicas sobre como ser uma pessoa candidata interessante, marcar presença nas redes sociais e se sair bem nas entrevistas, baixe o nosso ebook Em suas marcas, prontos... Empregue-se!.