Podemos dizer que a cultura organizacional é um conjunto de princípios, valores e práticas que regem as atitudes e os comportamentos dos talentos de uma empresa. Está presente nas ações e decisões de todas as pessoas da organização, líderes e liderados, e é um fator estratégico por conta da competitividade do mercado de trabalho.
Mas um problema surge quando a cultura não reflete mais o que se espera da organização. Transformar e modernizar a cultura organizacional é um desafio complexo, visto que, assim como as pessoas, as organizações não mudam da noite para o dia.
Neste artigo, mostramos quais diretrizes você pode seguir para analisar o cenário atual, entender todos os problemas e concluir uma transformação eficaz. Boa leitura!
A cultura organizacional representa a ética e a moral que uma empresa tem, e serve para orientar os caminhos que devem ser seguidos na preparação para o futuro.
Também é importante ressaltar que a cultura organizacional apresenta para colaboradores e colaboradoras o esperado, tanto na forma de agir quanto nos resultados que devem ser alcançados.
Sendo assim, a cultura organizacional permite o surgimento de ambientes mais saudáveis e organizados, onde os talentos podem se sentir motivados a realizar suas atividades. Lembrando que a cultura influencia as pessoas, e as pessoas influenciam a cultura.
Em um cenário de escassez global de talentos, em que atingimos o nível mais alto dos últimos 17 anos, uma cultura sólida também reforça a marca empregadora, contribuindo para a atração e a retenção de colaboradores.
Um dos principais desafios quando falamos sobre a cultura de uma empresa é tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. Transformar a cultura organizacional, portanto, torna-se crucial quando precisamos de mudanças em processos ou na “mentalidade” da empresa.
Abaixo, listamos alguns dos motivos que podem levar a essa tomada de decisão:
Quem quer transformar a cultura organizacional de uma empresa, muito provavelmente, irá ouvir a frase acima ao menos uma vez. As pessoas podem ser resistentes a mudanças, principalmente quando não enxergam os benefícios de alterar um determinado comportamento ou processo.
Você deve se preparar para enfrentar alguma resistência, seja no momento da concepção das mudanças ou na hora da implementação. Para isso, é preciso ter argumentos que esclareçam que a atualização é necessária e trará benefícios a todos.
Para começar, é preciso ter consciência de quais são os valores compartilhados atualmente pelas pessoas, quais atitudes são mais comuns e como os talentos se comunicam no dia a dia.
Você pode também fazer uma pesquisa para entender como a organização e as lideranças estão sendo percebidas — pergunte aos seus colaboradores quais são os pontos fortes e fracos em relação ao convívio, às regras e às formas pelas quais as atividades são realizadas no ambiente de trabalho.
Isso fará com que você tenha uma visão macro da percepção das pessoas em relação à empresa, e compreenda melhor como funciona a companhia. Afinal, o primeiro passo para mudar a cultura organizacional é entendê-la por completo.
Com estas informações, realize um diagnóstico e separe as características em três grupos:
Aqui ficarão os aspectos da cultura da sua empresa que você gostaria de preservar, ou seja, os valores que correspondem à mudança que será proposta — por exemplo, a mentalidade de trabalho coletivo é interessante? Vale mantê-la!
Neste grupo, ficarão as atitudes que você acredita que não devem mais fazer parte da cultura organizacional. Se na sua empresa a comunicação sobre resultados fica apenas com a diretoria, para exemplificar, que tal criar estratégias de compartilhamento de informações?
Aqui está a chave para a mudança. São os aspectos que você acredita serem necessários para melhorar o desempenho da organização. Por exemplo, se você quer uma equipe mais diversa, precisa tornar a inclusão parte da cultura e, talvez, adotar vagas afirmativas nos processos de R&S.
Para implementar estas mudanças, é importante que as lideranças da empresa estejam todas alinhadas e dispostas a fazer parte da transformação. Você pode criar, com outros talentos, um comitê para a mudança da cultura organizacional. O mais importante é que estas peças-chave estejam prontas para liderar pelo exemplo.
Richard Barrett, autor britânico especialista em liderança organizacional, afirma que uma transformação cultural somente acontece quando as lideranças estão alinhadas com a estrutura da empresa e com os valores e as missões dos colaboradores.
Este é o momento em que a ideia da mudança se torna mais tangível. Projete a cultura organizacional e todas as suas características e ramificações, assim como um cronograma de quando as transformações serão adotadas e reforçadas.
Você pode começar revisando a visão, a missão e os valores da empresa, traçando em seguida as normas e comportamentos, os valores pessoais e de atitudes e os valores culturais e suposições que devem estar presentes no dia a dia da companhia.
Com base nisso, desenvolva um documento sobre a “Nova Cultura Organizacional”, e deixe-o à disposição para todos os colaboradores.
A comunicação transparente é parte fundamental da mudança na cultura organizacional. Utilize os canais disponíveis para anunciar as mudanças e converse com as lideranças para manterem este assunto em pauta com as equipes.
A transformação cultural não acontece da noite para o dia, como dissemos anteriormente, e precisa ser reforçada até se tornar natural. Este é um processo longo, que exige muito dos participantes, mas cujo resultado é fundamental para o crescimento do negócio.
Por fim, é preciso acompanhar as atualizações na cultura organizacional. Como falamos no começo deste artigo, as pessoas nem sempre estão dispostas a mudar. Por isso, durante todo o processo de transformação, será necessário monitorar os resultados, identificando o que está funcionando e o que não está.
Após colocar todas as mudanças em prática, você precisará pensar em formas de manter a cultura organizacional em pleno funcionamento, promovendo a manutenção de todo o projeto. E isso fica mais fácil quando a cultura reflete, de fato, os objetivos da empresa.
Algumas ações que podem ajudar nessa fase de conservação são:
A cultura organizacional, fundamental para o desenvolvimento das atividades de todas as empresas, é um processo cíclico e, por isso, deve estar sempre em transformação. Sendo assim, é fundamental identificar e saber como modificar processos e comportamentos que já estão ultrapassados.
Se você precisar de ajuda durante o processo de atualização da cultura de sua organização, conte com a equipe de especialistas da Talent Solutions, solução do ManpowerGroup, e saiba como gerir sua força de trabalho de maneira sustentável.