Se você tem buscado espaço no mercado de trabalho ou mesmo recolocação profissional, é hora de aprender como se destacar em entrevistas de emprego!
Em um mundo cada vez mais competitivo, tanto pelo número de novos profissionais que chegam ao mercado, quanto pela boa qualificação de seus concorrentes, se portar adequadamente no momento da entrevista pode ser o diferencial que estava faltando para você conseguir a vaga que deseja.
Seguindo as 7 dicas deste post, você certamente aumentará as suas chances e poderá (re)conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.
Não acredita? Veja você mesmo!
É muito comum se interessar por uma vaga que parece promissora sem antes olhar minuciosamente o que se espera do candidato. Procure avaliar se sua trajetória e experiência profissional vão ao encontro do que a empresa espera do colaborador.
Outra questão importante é ter ciência de onde será executado o trabalho. Digamos que seja em um local ou horário que você não pode cumprir. Se for esse o caso, não fará muito sentido se candidatar a essa vaga, não é mesmo?
Conferir a descrição do cargo evita que você desperdice o seu tempo, o do recrutador e o da empresa. Se o entrevistador perceber que você está ali sem realmente entender o propósito do trabalho, suas chances certamente serão mínimas ou mesmo nulas.
Não se afobe e tenha discernimento ao se candidatar a uma vaga de emprego!
Outra forma de você se destacar e chegar mais preparado para a entrevista é pesquisar sobre as atividades da empresa, bem como missão e valores. Você pode fazer isso visitando o site da empresa, conversando com funcionários (caso conheça algum) e buscando notícias na internet sobre a organização.
Dessa forma, você conseguirá mostrar que se aprofundou, em vez de ficar só na superficialidade de ler informações genéricas, que pouco lhe diferenciam dos demais candidatos. Isso demonstra real interesse naquela vaga específica — e não em qualquer coisa que aparecer.
Se você quiser ir ainda mais longe na busca por informações, não se limite a conhecer apenas a empresa e notícias sobre as atividades que exerce. Pesquise também sobre seus clientes, os produtos que vende, os parceiros que tem e todos os outros agentes que fazem parte dos negócios da organização.
Poucos candidatos vão se aprofundar a esse ponto, e isso deixará claro para o entrevistador o quanto você se preparou para a entrevista e o quanto está interessado em se tornar um colaborador da empresa.
A base do marketing pessoal é certamente saber falar bem sobre si mesmo. Mas essa eloquência deve estar acompanhada de outras características para ser eficiente. Abaixo, listamos algumas questões que devem acompanhar o bom marketing pessoal e ver como se destacar em entrevistas:
Não compareça a um escritório de advocacia vestido de jeans, ou a uma agência de design usando terno e gravata. Isso faz parecer que você não entende do universo de atuação da empresa.
Tenha uma postura em consonância com o discurso. Certifique-se de que sua linguagem corporal está de acordo com o que você expressa verbalmente.
Não adianta você prometer sucesso e glória à empresa, se não estiver capacitado para isso. Seja honesto e condizente com o que quer transparecer.
Assertividade não significa arrogância. Quem deve conduzir a entrevista é o recrutador. Tome cuidado para não ser arrogante e passar na frente do entrevistador quando demonstrar confiança e resolução em sua apresentação pessoal.
Conforme dissemos na introdução do artigo, a alta competitividade do mercado, bem como sua constante mudança e transformação, exigem que você esteja sempre se atualizando e aprimorando profissionalmente.
Existem muitos profissionais bem capacitados, e você deve considerar esse fato como uma realidade na busca por emprego. O espaço para os acomodados está ficando cada dia menor, por isso, não pense em parar seu crescimento.
Hoje não faltam opções de cursos, presenciais ou à distância. Muitos deles, inclusive, gratuitos e com certificação. Arregace as mangas e vá em frente!
É natural em entrevistas de emprego que as perguntas não sejam estritamente formais e diretamente ligadas ao cargo que você quer ocupar.
Um entrevistador pode, por exemplo, fazer desde a clássica pergunta sobre suas qualidades e defeitos até perguntas aparentemente fora de contexto, como:
O que você faria se fosse o único sobrevivente de um acidente de avião?
Você é caçador ou coletor?
Se você fosse para uma ilha e pudesse levar apenas três coisas, o que levaria?
Se você tivesse 80 anos, o que falaria para seus filhos?
Se um filme sobre sua vida fosse produzido, qual ator interpretaria você e por quê?
Você pode achar que não, mas empresas internacionais e de renome têm feito perguntas desse teor aos seus entrevistados. O importante não é você saber de antemão as respostas para elas — até porque, são tão improváveis que não tem como ter fórmulas prontas.
Em vez disso, prepare-se para lidar com naturalidade com o inusitado. Procure treinar com pessoas próximas a você algumas dessas perguntas e veja como se sai.
Imagine que sua entrevista é em uma manhã de segunda-feira, em um horário em que todos estão saindo de casa para ir ao trabalho. Você certamente não vai querer correr o risco de chegar atrasado, não é mesmo?
Ou ainda, pense que sua entrevista é em uma tranquila quarta-feira à tarde, mas em um bairro distante da sua casa. Você deve tomar cuidado para não relaxar quanto ao trânsito e deixar de calcular a distância a ser percorrida.
Pode parecer clichê, mas não é: são muitas as variáveis que podem lhe ajudar ou atrapalhar a chegar no local da entrevista com tranquilidade e pontualidade. Procure avaliar cada um desses fatores e cuide da sua oportunidade com responsabilidade.
Se você gostou do nosso post sobre como se destacar em entrevistas de emprego, não deixe de curtir nossa página no Facebook! Temos sempre os melhores conteúdos para você e sua carreira!