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Entenda como o recrutador te avalia no processo seletivo

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 29/05/19

Você já se perguntou como se preparar para uma entrevista de emprego? Se a resposta for sim, saiba que entender como o recrutador te avalia no processo seletivo é o primeiro passo para resolver essa dúvida.  

Quando você compreende o que a empresa valoriza nas pessoas candidatas, fica mais fácil destacar suas habilidades e experiências estrategicamente, aumentando as suas chances de se sobressair no processo seletivo. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para compartilhar os principais pontos que os recrutadores observam na hora de contratar. Continue a leitura e fique por dentro de todos eles! 

Para começar: qual é o papel do recrutador?

Se você quer saber como o recrutador te avalia no processo seletivo, em primeiro lugar, conheça toda a complexidade envolvida no trabalho desse profissional. Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, a função dos recrutadores vai bem além de receber currículos e escolher o candidato que tem mais experiência.  

O sucesso de uma contratação depende de diversos fatores, incluindo a compatibilidade do candidato com a cultura e os valores da empresa. Por isso, os recrutadores precisam estar preparados para captar sutilezas que indiquem quem realmente é o talento ideal para cada vaga. 

Também cabe a esse profissional conhecer as necessidades da organização e as aspirações dos candidatos, promovendo uma combinação perfeita entre o que a companhia oferece e o que o profissional busca. 

O que os recrutadores avaliam?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o papel geral do recrutador, podemos começar a conhecer os aspectos analisados por ele nos processos seletivos. 

Vale observar que cada empresa e vaga têm suas particularidades, mas há alguns pontos-chave que costumam compor essa avaliação. Saiba quais são a seguir. 

EXPERIÊNCIA E CONHECIMENTO TÉCNICO 

Começaremos pelo mais óbvio: em geral, os recrutadores procuram candidatos que possuam o conhecimento técnico necessário para desempenhar bem as funções da vaga e que tragam experiência relevante na área. 

Sendo assim, todas as etapas do processo seletivo devem ser vistas como uma oportunidade de demonstrar como suas competências técnicas se aplicam ao cargo e como você pode agregar valor à empresa que está contratando. 

E mais: engana-se quem pensa que um recrutador, por não ter a mesma formação dos entrevistados, não saberá diferenciar quem tem e quem não tem o conhecimento necessário para a vaga.  

Muito pelo contrário! Os bons profissionais de seleção são treinados e capacitados para reconhecer quem se destaca em cada área em que sua empresa atua — seja por meio da entrevista ou de testes específicos.  

FORMAÇÃO ACADÊMICA 

Para a maioria das vagas no mercado de trabalho, há um requisito mínimo de escolaridade, fazendo com que várias pessoas candidatas tenham formações acadêmicas parecidas. 

No entanto, existem outros aspectos que auxiliam o recrutador a identificar os perfis ideais para cada oportunidade. Cursos extras e de idioma, por exemplo, costumam ter um peso importante. Por isso, destaque essas qualificações tanto no currículo quanto durante a entrevista.  

Mencionar a participação em projetos acadêmicos relevantes também tende a ser um ponto positivo, pois demonstra seu envolvimento e aplicação prática do conhecimento adquirido, ainda que você não tenha experiência profissional. 

SOFT SKILLS E COMPATIBILIDADE CULTURAL 

Um estudo revelou que nove em cada dez profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo perfil comportamental. Na prática, esse dado destaca o peso fundamental das soft skills no sucesso de uma contratação. Não por acaso, elas têm ganhado cada vez mais importância nos processos seletivos. 

Habilidades como comunicação, inteligência emocional, adaptabilidade e facilidade para trabalhar em equipe são excelentes indicadores de como um candidato se ajustará à cultura da empresa e contribuirá para o ambiente de trabalho. 

Sem contar que, em tempos de trabalho remoto e híbrido, também é importante entender se o candidato possui as competências certas para atuar com eficiência nesses formatos, como autogerenciamento, organização e gestão de tempo. 

Normalmente, essas soft skills são avaliadas durante a entrevista, quando os recrutadores podem observar com mais exatidão como você se comunica. Há, ainda, empresas que utilizam testes comportamentais para mapear essas habilidades de forma mais detalhada. 

PONTUALIDADE 

Esse tópico não é segredo para ninguém, mas nunca é demais reforçar: a pontualidade é uma das primeiras coisas a ser avaliada pelos recrutadores.  

Chegar em cima da hora não é um bom sinal de organização e controle do seu tempo. Já o atraso pode ser interpretado como falta de comprometimento.  

É claro que não estamos livres de imprevistos. Mas, ao sentir que não conseguirá cumprir com o que foi combinado, é importante comunicar o recrutador. 

ESTABILIDADE E REPUTAÇÃO 

Para alguns recrutadores, um histórico de permanência curta em várias empresas pode sugerir falta de compromisso. Já outros podem ver isso como uma disposição para enfrentar novos desafios. 

Da mesma forma, anos de experiência na mesma organização podem ser interpretados como um sinal de dedicação e habilidades de relacionamento, ou como uma falta de iniciativa e adaptação a novos cenários. 

A percepção do recrutador dependerá do que a empresa valoriza e de como você apresenta sua trajetória profissional. Então, capriche na hora da explicação! 

Vale lembrar que, mais do que a quantidade, sua reputação nos antigos empregos também conta para o recrutador. Por isso, quando perguntarem de suas experiências passadas, mantenha a sinceridade sobre suas contribuições e relações com ex-colegas e lideranças. 

OUTROS DETALHES QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA 

Acima estão os principais aspectos avaliados pelos recrutadores em um processo seletivo. Mas, na sequência, listamos mais algumas orientações que costumam impactar na maneira como o recrutador te avalia no processo seletivo. Confira:  

  • não tente criar uma imagem perfeita. Trazer uma visão humana de si tende a passar mais confiança e transparência, cativar e equilibrar o nervosismo; 
  • conhecer a empresa antes de ir à entrevista te dá pontos com o entrevistador, pois demonstra interesse pela vaga; 
  • embora seja ótimo estar à vontade, evite exagerar nas “piadas” ou tratar a conversa de maneira muito informal. 

A importância da IA nos processos seletivos

Para concluir, não podemos deixar de comentar que, hoje em dia, muitas empresas já utilizam ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para tornar o processo seletivo mais ágil e eficiente. 

Essas ferramentas são particularmente úteis na triagem de currículos e na identificação dos candidatos mais alinhados com as vagas disponíveis. Pensando nisso, separamos algumas práticas que podem aumentar suas chances de ser selecionado: 

  • use palavras-chave específicas que correspondam às habilidades e aos requisitos mencionados na descrição da vaga; 
  • personalize seu currículo e suas aplicações conforme o que for mais relevante para cada posição ou empresa; 
  • mantenha a linguagem do seu currículo direta e fácil de entender, evitando jargões excessivos e termos complexos. 

Por falar em Inteligência Artificial, lembre-se de que você também pode utilizar essa tecnologia para se preparar para a entrevista de emprego. Quer saber como? Aproveite para conferir o artigo que fizemos sobre o assunto.