Muitos profissionais enfrentam dificuldades para serem convocados em processos seletivos. Isso pode ser frustrante e fazê-los questionar sua própria capacidade. O que eles ignoram é que, muitas vezes, o problema não está na sua atuação, mas em não criar um currículo simples e assertivo o suficiente.
Você realmente sabe o que é capaz de fazer brilhar os olhos dos recrutadores de empresas e garantir destaque diante de tantos outros candidatos? Não?
Então continue lendo o nosso post! Nele, reunimos 7 dicas fundamentais para criar um currículo que te deixará mais próximo da contratação.
Para criar um currículo eficiente é importante que você evite excessos. Ele deve servir como um cartão de visitas, ou seja, apenas um aperitivo do que você tem a oferecer como profissional e não pode passar de duas páginas.
Números de documentos, fotos, pretensão salarial e redes sociais pessoais, por exemplo, não são mais necessárias ou sequer exigidas pelas empresas durante sua apresentação.
Criou-se um mito sobre a criação dos objetivos profissionais: eles devem ser um resumo das suas aspirações ao trabalhar em um cargo. Baseado nisso, não é raro encontrar candidatos que desejam “melhorar a atuação profissional” ou “proporcionar crescimento à empresa”.
A verdade é que, durante o processo de recrutamento, é possível que os entrevistadores estejam avaliando dezenas ou até centenas de outros interessados. Por isso, é importante que você seja claro e evite cair em rodeios e clichês como os listados anteriormente.
A empresa só terá interesse em conhecer suas metas pessoais no momento da entrevista. Ao montar o currículo, o seu objetivo profissional deve se concentrar em qual cargo e atividades você deseja realizar.
Um exemplo prático disso pode ser: “atuar na gestão de pessoas, planejamento e criação de estratégias no setor de Recursos Humanos”.
O tópico sobre as experiências profissionais é, aos olhos das empresas, um dos mais importantes no currículo. Nele, o candidato deve destacar em poucas linhas os locais mais recentes em que trabalhou, funções desempenhadas e resultados que trouxe para a empresa.
Essa informação é muito válida para os recrutadores, pois destaca a capacidade desse profissional de atingir metas e ir além do lugar-comum, que acaba sendo onde a maioria dos candidatos se encontram.
Para quem possui poucas experiências ou está em busca da primeira oportunidade profissional é possível enriquecer o currículo com outras qualificações, cursos, prêmios recebidos, treinamentos, trabalhos voluntários e certificações na área.
É muito comum, para quem está em busca de um emprego, criar um modelo de currículo único e sair distribuindo para todas as empresas.
No entanto, é importante lembrar que cada uma delas busca algo diferente em seus novos funcionários. Ou seja, é preciso prestar atenção aos requisitos da vaga antes de enviar sua candidatura.
Se uma determinada organização busca um engenheiro-chefe, por exemplo, incluir um curso de culinária ou de teatro como qualificação não te ajudará a preencher a vaga.
Em vez disso, é recomendado que o candidato se concentre nos conhecimentos curingas. Apreciados por todos os empregadores, eles demonstram sua capacidade de fazer a diferença no mercado de trabalho. São eles:
Vivemos na era da informação. Com uma pesquisa rápida em sites de busca ou redes sociais é possível descobrir quase tudo sobre a vida de qualquer pessoa. Essa possibilidade dá também às empresas o poder de conhecer os candidatos e identificar possíveis mentiras no currículo.
Até mesmo o que parece inocente, como aumentar seu nível de fluência em um idioma, por exemplo, pode pegar mal aos olhos dos recrutadores. Lembre-se: pode ser que em alguma etapa da seleção seja pedido que você comprove os conhecimentos, no nível que indicou, com uma prova ou até mesmo uma conversa informal na língua estrangeira.
Por isso seja sempre sincero com o que escreve. Se não possui experiência profissional, destaque que está em busca de uma oportunidade. Se nunca trabalhou em uma determinada empresa, não a inclua no seu currículo.
Para o entrevistador, é melhor encontrar um candidato sem qualificação, mas com caráter idôneo, do que o contrário.
Durante a criação de um currículo é importante que você venda seu peixe, destacando seu potencial para a empresa contratante. Mas isso deve vir por meio das suas experiências profissionais, formação acadêmica e, principalmente, das qualificações listadas.
Fazer elogios a si mesmo não é bom. Por exemplo: “sou um profissional proativo, organizado e extremamente qualificado para a sua empresa”, além de clichê, pode produzir o efeito contrário ao que você espera.
Em vez de despertar o interesse do entrevistador para lhe conhecer melhor, você pode soar arrogante.
Qualquer frase mal colocada, erro de digitação ou ortografia pode ser o diferencial para a sua eliminação de um processo seletivo — dando vantagem ao concorrente na corrida por uma oportunidade no mercado de trabalho.
Muitas vezes, esse problema é causado pela simples falta de atenção e revisão. Então, antes de sair por aí enviando seu currículo, revise-o minuciosamente. Não apenas uma, mas até dez vezes, se for preciso.
Preste atenção na escrita, no uso da linguagem (se está formal na medida certa), na formatação — que deve vir com fontes clássicas, como Arial, Verdana ou Times New Roman, corpo do texto com tamanho 12 e cor preta — e no layout, que deve ser o mais clean possível.
Perder a vaga dos seus sonhos por um descuido ou ainda por um detalhe que passou despercebido não é aceitável. Na dúvida, peça para um amigo ler o conteúdo: um olhar novo e fresco, sem vícios, pode pegar esses problemas na hora.
Seu currículo é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso, exige muito cuidado e atenção.
Se você tem encontrado dificuldades para se recolocar profissionalmente, faça uma avaliação sincera sobre o que tem mostrado às empresas. Torne seu currículo simples e assertivo com as nossas dicas!
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