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Todos nós – nossas famílias, negócios, comunidades e governos estamos vivendo tempos imprevisíveis e de mudanças rápidas. À medida que a COVID-19 segue impactando mercados, fronteiras e a vida cotidiana ao redor do mundo, a velocidade com que recebemos notícias e novas informações, a cada hora, nos serve para lembrar constantemente que vivemos um momento sem precedentes. Nunca foi tão verdade que uma organização resiliente precisa se planejar para o incerto e ser construída para mudanças.
A saúde, segurança e bem-estar das nossas pessoas deve ser nossa maior prioridade. Em momentos como esse, os colaboradores buscarão em seus líderes diretrizes claras e passos práticos para lidar com a pandemia. Um relatório recente da Edelman enfatiza exatamente isso. Comunicação clara e frequente é a chave. Na ausência de comunicação, as pessoas tentarão preencher essa lacuna. Assim, fornecer suporte constante e compartilhar informações e diretrizes de saúde de fontes confiáveis é importante para manter as equipes em segurança e garantir a continuidade dos negócios. Além de seguir as instruções do governo e órgãos de saúde, tenha suas políticas próprias – de trabalho remoto, tecnologia, viagens, reuniões e operações – adaptáveis a esse ambiente de constante mudança.
Nós também podemos aprender com as ações daqueles que viveram a situação antes. Nós estamos vendo tudo acontecer em ondas – China e Ásia-Pacífico, 8 a 10 semanas atrás, Itália e o resto da Europa, agora as Américas e outros países e regiões que virão a seguir. A obrigatoriedade de ficar em casa, as políticas de distanciamento social, restrições rígidas para viagens e regras claras de quarentena já estão reduzindo o impacto, juntamente com lideranças fortes e comunicação proativa para unir colaboradores e população a essas frentes de ação.
Líderes devem constantemente reavaliar processos organizacionais que amenizem o impacto nas operações e ajudem os colaboradores a se adaptar a novas formas de trabalho, priorizando a saúde das pessoas ao mesmo tempo em que garantem a entrega de produtos e serviços para que nossa economia continue a funcionar. Se antecipar e responder dia a dia a essa situação em constante mudança é a chave para assegurar que a sua companhia é ágil o suficiente para adotar as ações necessárias e garantir a segurança das suas equipes e o sucesso da organização.
A emergência da COVID-19 comprovou a importância do trabalho ágil e inteligente ao redor do mundo. A implantação de horários diferentes para manter os colaboradores separados, garantir que os líderes não estejam trabalhando fisicamente próximos um do outro e que os colaboradores tenham acesso às ferramentas e tecnologia necessárias em todas as áreas do negócio será fundamental para gerir essa mudança sem precedentes rumo ao trabalho remoto.
Agora é hora de liderança forte e ações preventivas e resolutas se nós queremos reduzir a curva e a velocidade de contágio do vírus. Essa precisa ser a nossa grande prioridade agora, acima de qualquer coisa. Essa é uma crise de saúde, antes de tudo, e que está causando problemas econômicos em diversos segmentos e negócios, especialmente àqueles que dependem de interação social em sua operação diária. Se nós mitigarmos o impacto de saúde, nós vamos aliviar as consequências econômicas também. Não sabemos quanto tempo essa situação irá durar, ou as consequências do seu impacto, mas sabemos que, com as pessoas e as ações certas, podemos superar esse desafio e sair mais fortes ao final.
Acima de tudo, gostaria de lembrar a todos que a verdadeira força de uma companhia está em suas pessoas. Mostre gratidão ao seu time em relação ao quanto é necessário para seguir em frente com os negócios quando o ambiente é de incerteza para todos nós no trabalho, em casa e em nossas comunidades. Ajude as pessoas a ficarem calmas, saudáveis e focadas, e encontre formas inteligentes de trabalhar que possam transformar a forma como as pessoas trabalham e como o trabalho é feito no longo prazo. É assim que vamos superar isso juntos.
*Originalmente publicado por Jonas Prising – Chairman & CEO do ManpowerGroup – no LinkedIn