Blog ManpowerGroup Brasil

Saiba como iniciar na área de TI com dicas essenciais

Escrito por ManpowerGroup Brasil | 28/09/22

As profissões relacionadas à tecnologia estão em alta. Em meio a esse cenário tão promissor, não é de se estranhar que mais e mais pessoas façam a mesma pergunta: como começar na área de TI?

Ao unir diferentes oportunidades de atuação a salários tentadores, o setor de tecnologia atrai tanto aqueles que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho quanto os que querem mudar de carreira. 

Se você faz parte de um desses grupos, continue com a leitura e veja como se preparar para ingressar nesse mercado.

Clique no play e confira a versão em podcast deste conteúdo!

De olho no potencial do setor de TI 

Nos últimos anos, a demanda por profissionais de Tecnologia da Informação cresceu tanto que ultrapassou a quantidade de profissionais para atendê-la. Para se ter uma ideia do gargalo, um estudo do ManpowerGroup mostrou que a escassez de talentos no setor de TI chega a 79% no Brasil. 

Segundo a Associação das Empresas de TIC e de Tecnologias Digitais (Brasscom), essa demanda deve chegar a quase 800 mil vagas até 2025. Porém, apenas 53 mil pessoas com perfil tecnológico são formadas por ano no país.  

Embora esse seja um cenário preocupante para as empresas, ele também aponta para muitas oportunidades para quem souber aproveitá-las. Quem tem conhecimentos na área pode, em muitos casos, escolher a empresa em que quer trabalhar. 

Sem contar que o salário que as companhias estão dispostas a pagar por esses talentos são bem animadores. A área de TI reúne algumas das profissões mais bem pagas da atualidade, com remunerações que ultrapassam os R$ 20 mil, para profissionais com mais experiência.   

Como começar na área de TI?

O seu interesse em descobrir como começar na área de TI ficou mais aguçado? Vamos, então, a 6 dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo. 

Informe-se sobre as possibilidades de atuação 

A área de TI reúne opções de carreiras bem variadas. Você pode, por exemplo, trabalhar como: 

  • Engenheiro de software; 
  • Desenvolvedor de sistemas; 
  • Analista de dados;
  • Especialista em segurança da informação;
  • Engenheiro de confiabilidade de sites;
  • Engenheiro de Machine Learning;
  • UX/UI Designer.

Diante de tantas possibilidades, a dica é pesquisar sobre as profissões mais aquecidas do momento e avaliar quais, dentre elas, têm mais a ver com o seu perfil.  

Dedique tempo aos estudos 

Após identificar qual carreira de TI você deseja trilhar, o próximo passo é mapear as opções de cursos disponíveis nessa frente e pegar firme nos estudos. 

Vale dizer que nem todas as áreas exigem um diploma universitário, ainda mais para iniciantes. Porém, uma formação superior pode ser um diferencial. 

De qualquer forma, atualmente é possível encontrar cursos de menor duração que oferecem uma boa base para quem deseja ingressar no mercado de trabalho logo. A plataforma Eu Capacito, por exemplo, conta com diversas opções gratuitas focadas em habilidades de tecnologia. 

Além disso, a escassez de profissionais de TI é tão grande que algumas empresas optam até mesmo por treinar os talentos, criando programas de formação gratuitos. Vale a pena se informar sobre eles. 

PREPARE-SE para aprender todos os dias

A área de tecnologia é muito dinâmica. Isso significa que, para ter sucesso nela, é importante estar aberto para se atualizar de maneira contínua. 

Quanto mais qualificado você for, melhores serão as oportunidades que se abrirão no seu caminho. Por isso, nunca deixe de se inteirar sobre novas ferramentas e metodologias que podem contribuir com o seu trabalho. 

Se tiver dificuldades para definir quais assuntos priorizar, dê uma olhada nas vagas de emprego. Entender quais as habilidades e os conhecimentos mais exigidos pelas empresas pode te dar um bom norte.

Aprimore o inglês 

Em TI, o inglês é muito importante — mesmo que uma carreira internacional não esteja nos seus planos. É que praticamente tudo no universo da tecnologia está neste idioma, incluindo programas, ferramentas, linguagens de programação e tutorais. 

Logo, para conseguir se atualizar e desempenhar bem sua função, compreender o inglês será fundamental. Caso não tenha condições de investir em um curso pago no momento, há opções gratuitas — como o Duolingo — que vão te ajudar a dar os primeiros passos em seu aprendizado.  

Participe das comunidades e FAÇA networking  

Uma das coisas mais legais de trabalhar com tecnologia é poder contar com comunidades bem ativas. No geral, os profissionais de TI costumam se ajudar bastante, então use isso a seu favor. 

Existem vários grupos on-line formados por programadores, especialistas em segurança da informação, analistas de dados e mais. Tem até comunidades para falar sobre ferramentas ou linguagens de programação específicas. 

Além de contribuir com o networking, o intuito desses espaços é promover a troca de ideias e fomentar, cada vez mais, esse ecossistema.  

Crie projetos e portfólios 

Vamos supor que você já definiu em qual área da TI deseja atuar e estudou bastante sobre ela. O que falta, então, é colocar esse conhecimento em prática. Por sorte, não é preciso ter ingressado no mercado de trabalho para isso. Você pode criar alguns projetos e começar a construir um portfólio que evidencie seus conhecimentos.  

Para quem quer trabalhar com programação, por exemplo, o GitHub é uma excelente opção. Trata-se de uma plataforma gratuita de hospedagem de código-fonte, a qual permite que programadores contribuam em projetos de qualquer lugar do mundo. 

Muitas empresas, inclusive, pedem para os candidatos enviarem o perfil deles no GitHub durante os processos de recrutamento e seleção. Afinal, essa é, sem dúvidas, uma boa maneira de avaliar os conhecimentos técnicos do profissional. 

Agora que já sabe como começar na área de TI, coloque nossas dicas em prática para se tornar um dos profissionais mais concorridos do momento. Oportunidades incríveis podem estar aguardando por você. Vá em frente, estude bastante, e prepare um currículo admirável.