Aproveite para descansar os olhos e ouça esse conteúdo! Clique no play abaixo!
Agora, profissionais experientes e iniciantes estão juntos à medida que navegamos trabalhando remotamente.
Bem-vindo à era do Trabalho em Casa.
O impacto do vírus covid-19 transformou repentinamente a força de trabalho global em uma força de trabalho remota. Para alguns, a familiaridade com a tecnologia tornou a transição relativamente suave, com mais conferências online e conversas pelo Zoom. Para outros, aprender a etiqueta digital e o uso da tecnologia exige algum tempo para se acostumar. Abaixo estão diretrizes e dicas úteis para seguir e compartilhar com colegas para colaborar melhor.
E atenha-se aos seus propósitos. Pode ser estressante precisar verificar e-mails, mensagens de texto, mensagens do Slack, correios de voz e outras formas de comunicação para encontrar o que você está procurando. Ter vários fóruns para diferentes tipos de comunicação – como planejamento urgente x planejamento de longo prazo – pode ajudar, desde que todos saibam qual fórum é usado para qual tipo de comunicação. Quando um sistema está em vigor, é muito mais fácil encontrar o que você precisa em tempo hábil.
Uma realidade é ter duas ou três respostas de e-mail antes de você pegar o telefone. Pode ser muito mais rápido e eficiente fazer uma ligação de 5 a 10 minutos para verificar detalhes, em vez de 5 a 10 e-mails. Também ajuda a trazer um senso de humanidade para uma conversa simplesmente ouvir o tom e a voz de outra pessoa.
Ferramentas rápidas de bate-papo, como o Slack e o Microsoft Teams, podem economizar tempo se você precisar fazer uma pergunta rápida sem abrir e escrever um e-mail totalmente novo. Mas também pode ser uma perda de tempo quando o bate-papo se transforma em uma discussão mais longa que seria melhor por teleconferência ou e-mail. Ou ainda pode tirar o seu foco ser acionado por bate-papo o tempo todo. Sinta-se à vontade para deixar uma mensagem de ausência ou defina seu status como ocupado se não quiser ser interrompido enquanto estiver trabalhando em um projeto.
Com a melhor das intenções, as pessoas tentam manter os outros informados, respondendo todos a numa sequência de e-mails. Porém, antes de enviar uma mensagem para todos apenas por padrão, considere se todos precisam ler o que você está prestes a enviar. A comunicação excessiva em termos de respostas a todos pode lotar a caixa de entrada de alguém e ocultar algumas das comunicações mais importantes que precisam ser abordadas.
A tecnologia pode ser uma benção quando nos conecta com locais ou fusos horários quando não há outra maneira de entrar em contato. Mas também pode ser um problema. Ao trabalhar remotamente, verifique se a tecnologia é sua ferramenta e que não é você que está se tornando uma ferramenta da tecnologia.
*Texto originalmente publicado no site do ManpowerGroup.