Se você pensa que ter um diploma de graduação ainda é o suficiente para garantir uma boa vaga no mercado de trabalho, saiba que você está enganado. Em tempos de crise econômica isso pode piorar, visto que o melhor para as empresas é ter profissionais que possuam boa qualificação, um excelente desempenho em suas funções então, é preciso ter as habilidades necessárias para se destacar no mercado.
As corporações estão cada vez mais seletivas, buscando candidatos realmente bons no que fazem, que tenham um bom conhecimento técnico, prática e, claro, que sejam dedicados, responsáveis e bons colaboradores no ambiente de trabalho.
Com as exigências cada vez maiores e com um mercado altamente competitivo, desenvolver algumas habilidades necessárias para que você se sobressaia é uma boa ideia. Quer saber mais a respeito? Acompanhe o post que separamos 8 delas!
Um dos primeiros pontos a serem analisados em um currículo e em uma entrevista de emprego é se o candidato tem um propósito. Atualmente, ter um curso de graduação não é mais um requisito especial para ingressar em uma empresa. Os recrutadores estão buscando profissionais com um currículo mais robusto em competências e pessoas que possuam planos audaciosos para seu futuro, ou seja, um propósito.
Isso dá margem a um bom plano de carreira que lhe permitirá saber exatamente sua situação e o que você precisa fazer para alcançar seus objetivos profissionais.
Outra habilidade muito valorizada é a organização. Saber gerenciar as próprias demandas, o tempo em que as executa e os recursos que serão utilizados são requisitos básicos para se desenvolver bem e demonstrar responsabilidade.
Qualifique-se. Para não parar no tempo, procure investir em uma pós-graduação, MBA, extensões ou cursos complementares que também são ótimas opções para adquirir mais conhecimento e manter a mente sempre ativa.
Há também uma necessidade de conhecer um novo idioma. Em uma economia globalizada, aprender outra língua, como o inglês, por exemplo, pode ser uma escolha muito inteligente. Sem dúvidas é uma das habilidades necessárias para se destacar no trabalho.
Ter flexibilidade não significa que você será um “faz tudo” dentro de uma empresa. Acontece que nem sempre somos cobrados para exercer apenas as atividades diretamente relacionadas ao nosso cargo e para lidar com isso é preciso ter jogo de cintura.
As empresas estão cada vez mais seletivas na escolha de seus colaboradores e tem buscado por profissionais flexíveis. Eles tendem a acompanhar as mudanças frequentes do mercado, superando desafios e ajudando a empresa a enfrentar alguns obstáculos. Essa preferência ocorre seja pela falta de mão de obra qualificada ou por questões específicas.
De forma geral o profissional com essa característica é aquele que está sempre disposto a mudar, crescer, sair da zona de conforto e buscar novas habilidades, analisar argumentos, situações e equilibrá-las para encontrar a melhor solução.
Muitos gestores falam sobre a importância de o profissional ter espírito de líder. Seja para delegar tarefas ou para responder por determinado projeto, não deixa de ser uma das habilidades necessárias em um bom currículo.
Algumas dessas características são bem notadas, como se o profissional é carismático, se consegue motivar sua equipe, inspira confiança, tem visão estratégica e sabe se relacionar bem com seus colaboradores. Além disso, o verdadeiro líder sabe lidar com suas emoções, é exigente, observador e analítico.
Este profissional possui uma energia contagiante e às vezes é até um pouco difícil de lidar devido suas convicções, mas para driblar isso basta ter jogo de cintura e saber ouvir o que a equipe tem a dizer antes de tomar decisões.
Uma das habilidades necessárias para se destacar no trabalho, é ter conhecimento além da sua área de formação. É preciso ser interdisciplinar, isto é, ser capaz de abordar e discutir sobre diversos assuntos além daqueles relacionados à sua formação.
Essa característica é levada em conta porque o mercado como um todo tem requisitado profissionais que raciocinam de forma integrada, tendo conhecimento necessário para considerar mais fatores para resolver algumas demandas.
Para ser um profissional de sucesso é preciso ter paixão pelo que se faz, querer ser uma boa referência entre seus colegas e ter o brilho nos olhos que muitas empresas buscam em seus futuros colaboradores. Essa é sem dúvidas uma das principais habilidades necessárias para se destacar no mercado.
Isso vai refletir na forma como o colaborador executa suas tarefas. Ele terá, por exemplo, mais comprometimento, responsabilidade e vai entregar resultados mais do que satisfatórios. Um profissional com brilho nos olhos é capaz de cativar todo o seu time e incentivar outras áreas da empresa a se desenvolverem melhor e serem reconhecidas pelo trabalho que realizam em conjunto.
O profissional bem-sucedido precisa ter certeza em suas ações. Para que isso aconteça é preciso tomar decisões levando em consideração algumas previsões e projeções usando dados dos resultados obtidos em certo período.
Mesmo não tendo poderes mágicos nem possuindo uma bola de cristal, é possível se antecipar aos fatos e identificar as possíveis ameaças que podem rondar o negócio e agir para evitá-las.
Não estacione no tempo. Procure dar continuidade aos seus estudos, faça cursos de extensão, workshops, assista a palestras, participe de eventos, feiras e faça cursos online, estude em casa e participe de debates sobre sua área de atuação. É imprescindível buscar por conhecimento e mostrar que sua vontade de aprender e se desenvolver profissionalmente é grande.
Também é importante que você esteja sempre por dentro das notícias e novidades sobre o seu país, estado e área de atuação profissional. Assim, mesmo que você tenha pouca ou nenhuma experiência, você poderá se destacar no mercado de trabalho mostrando que está por dentro dos acontecimentos.
Essas são algumas das habilidades necessárias para se destacar no trabalho e conseguir alçar voos cada vez mais altos dentro da corporação. Um profissional com essas competências é muito bem visto pelos seus superiores e se sobressai entre seus colegas de equipe, além de conseguir mostrar grandes resultados em curto prazo.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe este post e ajude seus amigos a saberem como se destacar no mercado!