Amanhã é segunda-feira e lá vem aquela sensação de mais um começo de semana de muito trabalho… Voltamos à rotina do dia a dia, acordamos cedo, chegamos ao escritório, saímos no final da tarde e seguimos nosso cronograma diário. Bom, talvez essa seja a realidade de quem está empregado. Mas e quando não estamos trabalhando?
Estar desempregado está longe de ser uma situação confortável. Por não terem um trabalho, muitas pessoas acabam se sentindo perdidas sobre qual caminho seguir e perdem a motivação.
No entanto, é possível transformar um contexto instável num momento para refletir sobre o seu futuro profissional. Em vez de desanimar pela falta de emprego, você pode enxergar o copo meio cheio e entender esse tempo como um período de transição na carreira!
Para mostrar a você que é possível sim ter motivação mesmo sem estar trabalhando, separamos 5 dicas do que fazer para otimizar o tempo livre e, de quebra, melhorar suas expectativas de empregabilidade. Vamos ver?
Quando estamos empregados, é natural que tenhamos uma rotina mais bem definida. Costumamos levantar da cama no mesmo horário, ir para a academia, fazer um curso para melhorar o desempenho profissional… até chegar a hora de dormir e dar início a um novo dia.
Mas a verdade é que, mesmo quando não temos uma ocupação, ter uma rotina faz toda a diferença. Criar um cronograma ajuda você a ter mais organização sobre suas tarefas diárias.
Justamente por não ter a obrigação de chegar ao trabalho todos os dias no mesmo horário, é que é ainda mais importante manter o foco e desenvolver hábitos. Ou seja, não é porque você não tem um emprego que vai se estagnar. Até porque, quando você voltar ao mercado de trabalho, já vai estar no pique!
Então, reserve um tempo para cada atividade: seja para procurar por vagas online, aprimorar o currículo, olhar e-mails. Enfim, tenha o costume de seguir uma agenda de compromissos diários e trate sua busca por trabalho como se fosse um emprego!
Uma maneira de te ajudar a cumprir essas metas é utilizar um app para controlar as suas tarefas. Nossas dicas são:
Falar em organização, para algumas pessoas, pode ser complicado. No entanto, o app Todoist é um aplicativo para gerenciamento de tarefas. Lá, você pode criar dezenas de projetos e dividi-los em sub-tarefas. Além disso, ainda é possível definir prioridades para cada um, criar lembretes e fazer uploads de arquivos nas tarefas!
O HabitBull também ajuda você a monitorar seus hábitos e atingir seus objetivos. Nele, você consegue cadastrar tudo o que deseja: horário para procurar por vagas, para ir à academia, realizar um curso online, o que precisar. Os objetivos podem tanto ser fixos, com horários pré-determinados, quanto flexíveis.
O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos. Um dos mais famosos que existem e muito conhecido pela sua organização em quadros. No app, você consegue ter uma visão macro sobre o que está sendo trabalhado, onde algo está e qual a etapa do processo.
Não é porque você está desempregado que não precisa fortalecer suas soft, hard e tech skills. Procure listar atividades nas quais você é bom ou quer se desenvolver: escrever, facilidade em aprender idiomas, organizar planilhas e assim por diante. Lembre-se: se você tem tempo disponível, use-o!
Desse jeito, você terá uma visão mais clara de suas habilidades, além de priorizar aquilo que você gosta, mas que precisa ser aperfeiçoado. Para ajudar nisso, fazer um curso é uma boa alternativa.
Na própria internet, é possível encontrar uma infinidade de palestras e cursos pagos ou gratuitos para você estudar. Tudo isso, além de fazer com que você invista bem o seu tempo, faz com que você aprofunde seus conhecimentos que, consequentemente, vão enriquecer o seu currículo.
O importante é não parar de estudar. Mesmo que você esteja desempregado há algum tempo, para o empregador, muito mais relevante que o fato de você estar sem uma ocupação, é o que você fez durante esse período para se desenvolver profissionalmente.
Hoje em dia, não basta ter uma boa base educacional para conquistar o emprego desejado. É preciso ir além! As empresas cada vez mais têm olhado para a preocupação em âmbito social de seus potenciais colaboradores.
Se preencher os pré-requisitos de uma vaga já não é o suficiente, dirigir suas forças para ações voluntárias é uma ótima escolha tanto para ampliar sua capacidade de encontrar um trabalho, quanto para aprender coisas novas e criar empatia, duas competências muito valorizada pelas empresas hoje.
E se precisar de ajuda para colocar o voluntariado no currículo, você pode assistir a este vídeo do Job Tips, nosso canal do Youtube!
Criar um bom networking é criar uma boa rede de contato humano! Afinal de contas, é muito mais fácil conseguir um novo emprego quando você conhece as pessoas certas. Por isso, ao realizar um curso, por exemplo, você pode aproveitar a ocasião para fazer novas amizades que, por consequência, podem te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga.
Além disso, ao expandir sua rede de contatos, você fica mais exposto a adquirir novos conhecimentos e aumenta sua capacidade de aprendizagem, já que está rodeado de pessoas nas quais você pode se inspirar.
E você pode fazer tudo isso sem sair de casa. Hoje, com as redes sociais, conhecer pessoas ficou muito mais fácil. O LinkedIn, por exemplo, é a maior rede social profissional que existe! Em poucos cliques, você pode se conectar a diferentes perfis e contatar aqueles que fizerem sentido para você.
Fora isso, lá também pode ser um bom repositório do seu próprio conteúdo. Você pode escrever artigos, criar posts interessantes e se engajar com outros membros da rede.
É claro que, para criar um bom networking, você precisa ser natural. Não adianta se mostrar desesperado, porque o efeito será contrário. Conhecer pessoas, gerentes, supervisores, por exemplo, deve se algo genuíno.
Pode até parecer óbvio, mas nem todo mundo mantém seu currículo atualizado enquanto busca um novo emprego.
Os sites de emprego têm crescido cada vez mais e muita gente cadastra seu CV nessas plataformas. Porém, essas pessoas se esquecem de verificar novamente como está o documento depois de algum tempo e se necessita de alguma atualização. E esse deslize você não pode cometer, não é mesmo?
Nestas plataformas, as empresas utilizam ferramentas que detectam palavras-chave que para elas são fundamentais num currículo. Se o seu não estiver atualizado será naturalmente descartado.
Por isso, invista mais tempo ao escrever o currículo, que pode ser sua porta de entrada para um novo emprego. Neste artigo, te mostramos como fazer um bom currículo online!
Como você viu, há muitas possibilidades do que fazer para ter motivação mesmo sem estar trabalhando. O segredo é não ficar parado! Seguindo essas dicas e usando sua criatividade, sem dúvidas, suas chances de conquistar o emprego que deseja serão maiores.
Com esses passos, você estará no rumo certo para ter uma trilha de carreira bem definida. E agora, amanhã é segunda-feira? Então, que tal começar a colocar o que você aprendeu em prática?
E já que estamos falando de emprego, aproveite e inscreva gratuitamente seu currículo no ManPowerGroup e tenha acesso a oportunidades em diferentes áreas em todo o Brasil!