Está sem tempo para ler o conteúdo? Basta clicar no play!
Conquistar um emprego novo é algo que faz parte dos planos de milhares de pessoas, seja por insatisfação com o cargo atual, por estar sem uma oportunidade de trabalho ou até mesmo por querer encarar novos desafios.
Contudo, transformações não param de acontecer a todo instante. A pandemia da Covid-19 modificou como trabalhamos, aprendemos e até convivemos nos espaços organizacionais. Por isso, o caminho para conseguir um emprego novo também acabou mudando.
A seguir, confira oito dicas que vão te ajudar a encontrar aquela vaga ideal. Boa leitura!
Para encontrar a vaga certa, você precisa saber o que realmente está buscando. De nada adianta enviar o currículo para várias empresas e vagas diferentes sem saber qual é o seu foco.
Faça uma autoanálise e entenda em qual momento de sua vida profissional você se encontra e qual é o tipo de vaga mais adequada ao seu perfil. Pesquise, faça uma lista das organizações onde gostaria de trabalhar e mantenha atenção ao que está acontecendo no mercado.
No ebook Em suas marcas, Prontos... empregue-se!, escrito por Mónica Flores Barragán, presidente do ManpowerGroup para a América Latina, você encontra exercícios práticos que podem te ajudar a tomar decisões durante a busca por um novo emprego.
Ter uma boa rede de contatos é muito importante para estar por dentro do que acontece no mercado, como dissemos anteriormente. Também é fundamental para gerar lembranças em outros profissionais e lideranças, que podem entrar em contato ao saberem de uma vaga de trabalho.
Para ampliar seu networking, participe de eventos presenciais e utilize as redes sociais, como o LinkedIn e o Twitter, a seu favor, participando de grupos de discussões, conhecendo novas pessoas e acompanhando todas as novidades e as conversas que estão em alta.
O LinkedIn, que é uma mídia social estritamente profissional, deve ser usado com mais cautela. Essa rede funciona como um currículo virtual: as empresas podem consultar seu histórico profissional, contatos, formações acadêmicas e, é claro, opiniões. Portanto, cuide bem do seu perfil.
Quer uma dica extra? Somente compartilhe ou comente algum assunto nas redes quando tiver algo interessante para acrescentar, já que os recrutadores podem estar de olho nos perfis de quem se candidata a cada vaga.
Baixando o ebook Em suas marcas, Prontos... empregue-se! você também encontra indicações de como aproveitar o mundo digital e manter uma boa presença no LinkedIn.
A indicação sempre é uma boa maneira de conseguir uma vaga de emprego, já que as empresas, muitas vezes, preferem contratar alguém com boas referências e que tenha sido apresentado por quem já faz parte da equipe.
Para conquistar uma indicação, pesquise sobre a empresa e veja se você tem algum contato que trabalhe no local, seja colega ou até mesmo que conheça alguém que faça parte do quadro de funcionários.
Caso encontre essa pessoa, converse sobre a possibilidade de receber uma indicação, mostrando seu potencial e interesse em trabalhar em tal organização. Porém, caso não tenha nenhum contato que possa te ajudar, não desista da vaga e tente participar do processo seletivo da mesma forma.
Vestir-se bem é um ponto importante na hora de conseguir um emprego novo. Quando você não cuida da sua própria aparência, a pessoa recrutadora pode ter a ideia de que não está se preocupando com desorganização e desleixo.
Sem falar que, ao vestir uma roupa alinhada e cuidar dos cabelos, por exemplo, você também melhora sua autoconfiança e pode se sair ainda melhor em qualquer entrevista.
Por isso, tenha algumas peças reservadas para os processos seletivos e sempre escolha as que melhor combinem com cada ocasião e com o tipo de empresa e cargo, sem abrir mão do seu próprio estilo.
Cursos, treinamentos, palestras e workshops são excelentes maneiras de se aperfeiçoar profissionalmente, e isso é muito valorizado pelas equipes de recrutamento. Você pode ter uma ótima formação, mas se não busca se atualizar e compreender as mudanças do setor, pode estar perdendo grandes oportunidades.
Sendo assim, após definir o seu objetivo profissional e o tipo de vaga que quer alcançar, pesquise cursos e treinamentos que podem te ajudar a chegar mais longe. Se você estiver sem emprego e com poucos recursos para investir, é possível encontrar na internet aulas gratuitas e de qualidade em diversas áreas de conhecimento. Aproveite!
Várias equipes de recrutamento gostam de avaliar o nível de conhecimentos gerais das pessoas candidatas, afinal, quem se atualiza sobre o que acontece no mundo tem maior senso crítico e preparo para lidar com adversidades, habilidade bastante buscada no mercado de trabalho.
Por esse motivo, leia notícias, assista a telejornais e pesquise sobre temas diversos. Isso também pode melhorar o relacionamento interpessoal e aumentar a confiança na hora de construir o seu networking. Conhecimento e cultura nunca são demais!
Manter a sinceridade é um ponto crucial na hora de procurar por um novo emprego. Jamais minta em seu currículo ou em uma entrevista, nunca diga que realizou cursos que não fez ou aumente o seu nível de conhecimento em outros idiomas.
Ao responder uma questão feita pela pessoa recrutadora, fale a verdade e exponha seu interesse em aprender novas habilidades. Uma relação de trabalho que começa a partir de invenções pode terminar em insatisfação de ambos os lados ou mesmo demissão.
Hoje em dia, as empresas não devem mais aceitar currículos impressos ou por e-mail por conta dos cuidados com a LGPD, a lei que protege os dados pessoais no Brasil. Por isso, agora os talentos são encontrados por meio de sites de vagas, como o banco de oportunidades do ManpowerGroup Brasil.
Desta maneira, a melhor forma de se colocar à disposição das empresas é realizando seu cadastro nessas plataformas e mantendo-o sempre atualizado, pois qualquer informação nova pode fazer a diferença na hora do recrutamento e da seleção.
Se você quiser mais dicas para preparar seu currículo ou saber como conseguir um emprego novo, baixe gratuitamente o ebook Em suas marcas, Prontos... empregue-se! e confira todas as indicações. O livro também traz informações para quem está entrando no mercado de trabalho e quer escolher uma profissão e para quem quer mudar a área de atuação.