Sem tempo para ler agora? Experimente ouvir o nosso artigo.
O sucesso profissional é um objetivo compartilhado por todas as pessoas que gostam do que fazem e desejam melhorar a cada dia. No entanto, alcançá-lo requer mais do que um simples desejo: é necessário desenvolver habilidades e competências relevantes.
Quem almeja ter reconhecimento pelo trabalho que desempenha precisa buscar maneiras de fazer com que isso aconteça. É claro que o investimento contínuo em qualificação e aprendizado não pode ficar de fora dessa construção.
Se você não sabe por onde começar, confira este artigo até o fim. Ao longo dele, apresentaremos as melhores estratégias de desenvolvimento profissional. Acompanhe!
Antes de passarmos para a parte prática, convém diferenciarmos os dois termos em questão. Afinal, é muito comum que eles sejam utilizados como sinônimos — o que é um equívoco.
Vejamos:
De maneira simplificada, habilidade é a capacidade que uma pessoa tem para realizar algo. É a facilidade em desempenhar uma tarefa específica com qualidade.
A habilidade, desse modo, está ligada a uma aptidão desenvolvida por treinamento, podendo ser cognitiva, que envolve o raciocínio, ou técnica, relacionada a ações corpóreas.
Já a noção de competência é mais ampla. Ela está relacionada ao conjunto de habilidades que uma pessoa detém e que a permite desempenhar determinado trabalho ou atividade.
A competência tem muito a ver com a capacidade de pensar diante de situações complexas, buscando alternativas inteligentes e melhores recursos para solucionar um problema eficientemente.
Na realidade, nessa relação não existe um conceito mais importante do que o outro. Ambos são complementares e indispensáveis para o profissional que deseja ser verdadeiramente eficiente naquilo que faz.
Hoje, mais do que nunca, as empresas buscam talentos que detenham tanto as habilidades necessárias para ocupar uma função quanto às competências para tal.
Assim, tem-se a certeza de que esse indivíduo não só possui uma habilidade, mas sabe empregá-la da forma mais eficiente e vantajosa.
Agora que você já sabe o que cada um dos termos representa, podemos partir para a prática, mostrando alguns dos caminhos mais eficientes para se desenvolver boas habilidades e competências profissionais. Vamos lá?
O mercado de trabalho está em constante evolução. Como consequência, as habilidades e competências mais demandadas pelas empresas também tendem a mudar de tempos em tempos.
Para manter-se competitivo em meio a este contexto dinâmico, é importante acompanhar as tendências da sua área de atuação e identificar os conhecimentos mais requisitados pelas organizações atualmente.
Segundo a nossa Pesquisa de Escassez de Talentos 2024, essas são algumas das características profissionais mais difíceis de encontrar atualmente — e que, portanto, são especialmente valiosas:
É certo que você deseja melhorar o seu desempenho profissional e alcançar o sucesso, mas já parou para refletir quais são as habilidades e competências determinantes para te levar até seu objetivo?
Ser bom em tudo é praticamente impossível. Por isso, após levantar quais são as habilidades e competências mais relevantes no momento, o próximo passo é entender quais delas você precisa aprimorar ou desenvolver do zero.
Ter suas prioridades claramente definidas certamente ajudará a direcionar seus esforços e recursos mais estrategicamente.
Aperfeiçoar habilidades e competências é um processo que demanda tempo e muita paciência. Por isso, ter motivação é a chave para conseguir manter-se firme nesse propósito.
É essa motivação que impulsiona você a buscar ativamente novas experiências e oportunidades de aprendizado. Felizmente, existem diversas opções disponíveis para te apoiar ao longo do caminho do desenvolvimento pessoal e profissional.
Se o seu objetivo é desenvolver habilidades técnicas, por exemplo, cursos, especializações, MBAs e tantas outras formações podem ser uma boa opção. A experiência prática em diferentes empresas e funções, por sua vez, pode favorecer o desenvolvimento de atributos pessoais valiosos, como o espírito de equipe e a proatividade.
Para muitos trabalhadores, pode ser desafiador identificar quais são os atributos — ou a falta deles — que atrapalham o seu progresso. Não por acaso, o autoconhecimento é um dos grandes aliados do processo de desenvolvimento profissional.
Pessoas que se conhecem e sabem que têm uma limitação na comunicação em razão da timidez e da falta de segurança, por exemplo, podem começar o processo de aperfeiçoamento por essa dificuldade.
Além disso, o autoconhecimento é a base para o desenvolvimento da inteligência emocional, nome dado à capacidade de identificar, entender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros.
Nos últimos anos, a inteligência emocional tornou-se uma habilidade comportamental altamente valorizada pelas empresas. Afinal, indivíduos que a carregam tendem a apresentar resultados mais satisfatórios em situações de pressão ou mudanças extremas.
A capacidade de observação, reflexão e aprendizagem com base nos erros, acertos e feedbacks de terceiros estão entre as maneiras mais eficientes de se desenvolver profissionalmente.
Ao estarmos receptivos para ouvir diferentes pontos de vista sobre o nosso trabalho, podemos ampliar a compreensão sobre determinados assuntos e descobrir novas abordagens para resolver desafios.
É importante ressaltar que essa disposição em aprender com o outro não deve se restringir apenas aos profissionais que trabalham com você ou que estão em posição mais altas: na verdade, todas as pessoas têm algo valioso a ensinar e a aprender.
Construir e manter uma rede de contatos profissionais também é uma forma inteligente de fomentar novas oportunidades de desenvolvimento.
Nunca foi tão fácil aprender: graças aos avanços da tecnologia, hoje é possível encontrar desde plataformas de ensino à distância, que oferecem uma ampla gama de cursos e treinamentos, até ferramentas para organizar os estudos.
Juntas, essas tecnologias facilitam o acesso à educação e permitem que os profissionais desenvolvam suas habilidades de forma flexível e conveniente.
Afinal, com apenas um dispositivo conectado à internet, já é possível acessar conteúdos de alta qualidade em diferentes formatos — e o melhor de tudo: muitos deles são gratuitos.
Buscar apoio especializado, como o de um coach, pode ser um passo significativo no processo de desenvolvimento pessoal e profissional.
Em geral, os profissionais dessa área possuem o conhecimento e as ferramentas certas para te ajudar a desenvolver a mentalidade e as competências necessárias para alcançar seus objetivos.
Da mesma forma que buscamos cursos e especializações para o desenvolvimento de habilidades técnicas, o coach pode ser eficiente para o aperfeiçoamento de habilidades comportamentais extremamente valorizadas pelas empresas.
Além disso, ele pode auxiliar no estabelecimento de metas claras e na criação de um plano de ação estruturado para alcançá-las, bem como dar feedback construtivo e motivacional ao longo do caminho.
O compromisso de desenvolver habilidades e competências é uma jornada que demanda dedicação diária e não tem prazo para terminar. Mas lembre-se de não se intimidar diante dos desafios: geralmente, eles também representam oportunidades de crescimento.
Esperamos que as dicas compartilhadas até aqui sirvam como um guia útil nessa jornada de aprimoramento. Mantenha-se firme em seu propósito e esteja aberto para abraçar as possibilidades e as experiências que se apresentarem ao longo do caminho!
Quer entender mais sobre o cenário atual do mundo do trabalho, ou descobrir quais habilidades profissionais serão mais buscadas nos próximos meses? Então, não deixe de baixar nosso e-book: Em suas marcas, prontos... Empregue-se!.