Os indicadores de recrutamento e seleção têm um papel primordial para contratações bem-sucedidas. A atração e contratação das pessoas certas é uma das maiores preocupações do RH, e o uso de métricas relacionadas a esse trabalho faz com que a empresa consiga identificar e alinhar processos, atingindo resultados mais satisfatórios.
Com isso, a organização consegue reduzir custos e montar um quadro de funcionários muito mais consistente, desenvolvendo uma produção de maior qualidade e estruturando um crescimento sustentável, conseguindo até mesmo se destacar da concorrência.
Quais são os principais indicadores e como eles podem ajudar o negócio? É o que você vai entender neste post. Acompanhe!
O recrutamento e seleção de talentos são algumas das atividades do RH que mais impactam nos resultados da corporação. Ao contratar as pessoas corretas, cresce a probabilidade de que essas pessoas trabalhem nessa empresa por mais tempo e apresentem uma boa performance, além de ajudarem a formar um clima organizacional positivo.
O uso de indicadores ajuda a avaliar esse processo e entender possíveis problemas, identificando as fases que podem ser melhoradas e a eficiência da triagem de currículos e das entrevistas, assim como ajudam a diminuir a taxa de turnover e a escolher os profissionais melhor preparados.
Cada organização tem suas particularidades e necessidades, que variam de acordo com o porte, setor de atuação e nível de especialização exigido dos profissionais, além dos objetivos e metas.
Por isso, fica difícil afirmar que o seu RH deve aplicar essa métrica ou outra para avaliar a qualidade dos processos seletivos.
Para ajudar a escolher os indicadores que vão funcionar melhor, selecionamos alguns pontos que podem ser considerados:
Consigo calcular esse número facilmente?
A métrica é de fácil compreensão?
Posso adaptá-la ou propor melhorias?
Ela traz números capazes de incentivar ações que gerem valor?
Essa métrica é capaz de gerar informações que possam ser comparadas ou compor um histórico?
Processos de recrutamento e seleção muito longos podem ser prejudiciais à organização, afinal, eles ocupam de maneira significativa os profissionais de RH, além de custarem caro para a empresa.
Ao mesmo tempo, seleções muito curtas não permitem que os candidatos sejam avaliados corretamente, o que pode fazer com que a escolha não seja a mais adequada.
Para encontrar a média ideal, você pode levar em consideração a seguinte equação:
Tempo gasto para preencher as vagas / Número de vagas = Tempo para contratar
Se o resultado obtido for considerado inadequado, é importante rever alguns processos e reestruturar a seleção de funcionários.
As contratações geram custos para a empresa, envolvendo despesas como: dinâmicas de grupo, realização de entrevistas e testes, horas pagas aos profissionais envolvidos (como headhunters e psicólogos), entre outros.
Esses gastos devem ser controlados de perto e reduzidos sempre que possível, sem prejudicar a qualidade dos processos seletivos.
O cálculo desse custo pode ser feito por meio da seguinte fórmula:
Total gasto nos processos de recrutamento / Vagas preenchidas = Custo de contratação
Para ajudar a otimizar esses custos, o RH pode usar softwares e plataformas de recrutamento que auxiliem na triagem de currículos e na estruturação de seleções mais direcionadas e organizadas.
O índice de turnover de funcionários é uma das métricas mais importantes e que provocam preocupação no RH. Uma alta rotatividade indica problemas maiores com a cultura e com o clima organizacional, por exemplo.
Porém, quando acontece em um curto período de tempo após a contratação, esse índice aponta para problemas na escolha dos profissionais que vão entrar para a empresa. Esses desafios podem ser desde inaptidões técnicas à falta de adequação com o fit cultural.
Assim como o funil de vendas, o funil de contratação ajuda a mensurar a taxa de conversão em cada etapa. Ele é composto majoritariamente pelas seguintes fases:
candidatos participantes do processo;
candidatos qualificados;
candidatos finalistas;
candidatos contratados.
Cada etapa deve ser mensurada, para que seja possível avaliar o tempo gasto em cada uma e a eficiência dos recursos utilizados.
Podemos esclarecer a importância do funil de contratação com um exemplo prático: na primeira fase, há a seleção de currículos, porém, o recrutador percebe que os critérios aplicados fizeram com que o número de candidatos que passaram para a próxima fase não fosse o suficiente. Tal constatação obriga o recrutador a retomar a etapa de triagem, selecionando um número de currículos maior. Claro que esse retrabalho onera a empresa em tempo e dinheiro, atrasando o processo.
Diante dessas métricas, a empresa pode identificar problemas e melhorar as estratégias de recrutamento e seleção, a fim de aplicar ferramentas mais eficientes.
O cumprimento dos prazos é importante para qualquer desenvolvimento dentro da empresa. Quando se trata de recrutamento e seleção, significa que a vaga será preenchida em tempo hábil e passa a imagem de comprometimento e responsabilidade aos candidatos.
Um atraso nessa atividade pode ser sintoma de problemas com o processo, de dificuldades do Recursos Humanos ou de falhas na hora de atrair talentos qualificados.
Essa métrica pode ser calculada com a seguinte fórmula:
(Processos atrasados / total de vagas) x 100 = Percentual de atrasos
A falta de acompanhamento de números que apontem o andamento dos processos seletivos pode trazer uma série de complicações para a empresa, desde gastos excessivos até contratações equivocadas que prejudicam todo o fluxo de trabalho.
A adoção de indicadores, de acordo com as necessidades e objetivos da sua companhia, dão um quadro claro do andamento dessas operações e permitem intervenções que tragam melhorias, ajudando na gestão de pessoas como um todo.
Agora que você já sabe da importância dos indicadores de recrutamento e seleção e já tem algumas informações básicas para começar a implementá-los, aproveite para fazer um estudo detalhado dos processos na sua organização e estruturar a adoção dessas métricas.
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