Para se tornar um líder exemplar, no hoje ou no amanhã, você precisa manter a busca por aprimoramento na sua lista de tarefas diárias. Afinal, não basta liderar: um bom resultado na gestão de pessoas depende de habilidades atualizadas e adaptadas de acordo com o cenário do trabalho.
Sabendo disso, preparamos uma lista com dez indicações de livros sobre liderança.
Uma das maneiras mais práticas e prazerosas de adquirir novos saberes é, justamente, por meio da leitura. Então, escolha alguns títulos a seguir e os inclua no seu planejamento para 2023. Afinal, nada melhor que começar o ano se desenvolvendo pessoal e profissionalmente.
A maneira como encaramos a vida, ou o nosso mindset, é determinante para a conquista do sucesso. Por isso, em tempos de transformações constantes, a necessidade de renovarmos o olhar se torna ainda maior.
Em Mindset, a professora de psicologia da Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, Carol S. Dweck, aborda exatamente esse assunto, tendo como base décadas de pesquisa.
Segundo a autora, nossa atitude mental define a relação com o trabalho e as pessoas, sendo um fator-chave para que todo o nosso potencial seja explorado. E é isso o que torna a obra tão interessante para os líderes do futuro!
Nos últimos anos, a inteligência emocional vem sendo apontada como uma das soft skills de liderança mais buscadas pelas empresas. Não por acaso: um líder que consegue gerenciar as próprias emoções é também um profissional preparado para guiar o time em situações desafiadoras e entregar bons resultados mesmo nos momentos de adversidade.
Isso ajuda a explicar porque Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, é um dos livros sobre liderança mais lidos dos últimos tempos. Desde que foi publicado, em 1995, transformou a forma como pensamos a inteligência e os negócios ao descrever cinco habilidades-chave e mostrar como elas determinam o sucesso no trabalho, nos relacionamentos e até no bem-estar físico.
Assim como a inteligência emocional, a empatia também faz toda a diferença na construção de relações mais fortes e humanizadas — algo que tem impacto direto no engajamento e na produtividade do time. Por isso, precisamos incluir Empatia Assertiva em nossa lista de livros sobre liderança.
Escrita pela executiva do Google e da Apple, Kim Scott, a obra defende que, para ser um bom líder, é preciso importar-se pessoalmente com as pessoas ao mesmo tempo em que as confronta diretamente.
Esse modelo simples, explica ainda a autora, torna mais fácil três grandes responsabilidades de um gestor: implementar a cultura do feedback, criar uma equipe coesa e atingir resultados positivos.
Embora tenha sido escrito há mais de 2 mil anos, A arte da Guerra continua sendo um dos livros para líderes mais relevantes da atualidade. Nele, o general chinês Sun Tzu traz preceitos valiosos que vão além dos campos de batalha e se estendem para as pequenas ou grandes lutas cotidianas.
Entre os vários ensinamentos levantados pelo autor estão as cinco qualidades essenciais na condução de pessoas ao sucesso: perspicácia, audácia, humanidade, honestidade e rigor. Além disso, cada um dos 13 capítulos, ou estratégias, abordam temas como “a importância de delegar tarefas” ou “o poder de trabalhar com um objetivo comum”.
Líderes não nascem líderes... eles são feitos. É a partir deste conceito que o autor Warren Bennis, um dos maiores pensadores sobre liderança, de acordo com a Forbes, traz um guia prático para preencher a lacuna da falta de orientação em todo o mundo.
Em A Essência do Líder, uma obra filosófica e psicológica, Bennis apresenta diversos pontos de vista sobre o que é ser um bom líder e quais os segredos para motivar equipes em favor de um mesmo objetivo. Vale a pena conferir e se inspirar!
Embora não seja exclusivamente voltado para líderes, esse livro é um clássico sobre como relacionar-se com o outro — seja no ambiente profissional ou pessoal. Com mais de 16 milhões de exemplares vendidos desde 1936, a publicação reúne técnicas e métodos definitivos para quem busca influenciar pessoas de maneira positiva.
O autor Dale Carnegie parte do princípio de que é necessário se interessar, de verdade, por aqueles com quem interagimos no dia a dia. Isso nos torna pessoas mais seguras, confiantes e sinceras. Se você preferir uma versão mais atualizada desses ensinamentos, foi publicada em 2020 a obra Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital.
“Todos nós temos um desejo inato e insaciável de saber que somos queridos, que somos importantes. Apesar disso, uma das tarefas mais desafiadoras da atualidade é dizer isso aos outros.”
Dale Carnegie, Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital
A era da transformação digital trouxe novos desafios para os líderes e, por consequência, passou a demandar outras habilidades. Ao mesmo tempo, organizações inteiras precisam se preparar para o futuro se quiserem continuar atuando de forma competitiva.
Para quem procura um manual de transformação de negócios, Future Ready é um excelente ponto de partida. Reunindo dados coletados em mais de 1.300 empresas, o livro revela quatro caminhos para uma jornada de digitização. Por enquanto, não há edição em português.
Como dissemos no início do artigo, o desenvolvimento contínuo de líderes é um diferencial competitivo e necessário para os dias atuais. Em Pipeline de Liderança, Ram Charan apresenta um modelo comprovado de como isso pode ser feito pelas empresas.
Especialmente indicado para gestores de RH, o livro aponta as seis etapas que as organizações precisam percorrer para detectar líderes em potencial, avaliar suas competências, planejar treinamentos e mensurar resultados.
“Para desenvolver líderes eficazes em todos os níveis, as organizações precisam identificar precocemente candidatos a líder, oferecer-lhes tarefas para seu crescimento, dar-lhes feedback útil e aconselhá-los.”
Ram Charan, Pipeline de Liderança
Liderar envolve ser persistente, ter conversas difíceis, resolver problemas complexos, assumir grandes responsabilidades... É por esses e outros fatores que aceitar um papel de liderança também demanda muita coragem.
No livro A coragem para liderar, a pesquisadora Brené Brown fala sobre a importância desta atitude em uma cultura definida por escassez, medo e incerteza, e defende o desenvolvimento de habilidades que são exclusivamente humanas para contornar esses desafios. Afinal, liderança não pode ser só cargo ou poder.
Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho de Brené Brown, fenômeno do TED Talks, assista ao documentário O Poder da Coragem, disponível na Netflix.
Para completar a lista, indicamos um livro recém-lançado por dois dos maiores pensadores de liderança e gestão no Brasil.
Em Liderança disruptiva, Sandro Magaldi e José Salibi Neto reforçam que, diante de um novo mundo, é preciso desenvolver pensamentos atualizados sobre gerenciar pessoas. Afinal, o engajamento, as transformações tecnológicas e sociais e a virtualização do trabalho transformaram a ideia do que é liderar.
Aqui vai uma sugestão extra: a obra complementa outros três livros já publicados pelos autores. São eles: Gestão do amanhã, O novo código da cultura e Estratégia adaptativa.
Gostou das nossas sugestões de livros sobre liderança para ler em 2023? Como você viu, o que não faltam são boas opções. Agora, basta escolher aquelas que têm mais a ver com a sua carreira atualmente e começar a leitura!
Já que falamos sobre transformação e a importância de desenvolver um novo olhar, queremos indicar um artigo que tem tudo a ver com o assunto: Mulheres na liderança: a urgência em acelerar a equidade de gênero nos cargos mais altos. Não deixe de conferir!