Quem não quer o emprego dos sonhos, não é mesmo? Muitos acham que é questão de sorte, outros acreditam que basta trabalhar duro para atingir esse objetivo. No entanto, além de sorte e muito trabalho, há vários movimentos que podem ser feitos para agilizar sua caminhada até essa conquista. E, acredite, não é nada de outro planeta.
Confira, no post de hoje, algumas dicas que vão lhe ajudar a entender melhor o mercado e a estar preparado para buscar sua grande chance. Acompanhe!
Antes de se aventurar em busca de novos desafios, você precisa ter clareza sobre os seus objetivos, saber com firmeza o que procura — afinal, as pessoas desejam coisas diferentes, o que é ótimo.
Mas é importante se perguntar: o que é o emprego dos sonhos para você? É aquele que lhe garante mais qualidade de vida? Ou que tem um alto salário? Aquele com horário flexível? Com plano de carreira e muitos benefícios? Que traga mais satisfação pessoal? É tudo isso reunido?
É importante listar as prioridades e focar na busca dentro desse perfil. Sabendo exatamente o que quer, é hora de deixar de reclamar de insatisfação no trabalho, arregaçar as mangas e mãos à obra!
Se você decidiu que é hora de colocar todas as suas energias na busca pelo emprego dos sonhos, é fundamental organizar sua rotina para obter bons resultados o mais rápido possível. Defina quantas horas por dia você vai dedicar a fazer contatos, ajustar currículo, visitar empresas, fazer entrevistas, pesquisas de mercado etc. Encare esse processo com seriedade e compromisso, estabelecendo prazos e metas viáveis.
Você já sabe exatamente no que quer trabalhar? Ótimo! É hora de entender como essa profissão está no mercado de trabalho. Pesquise tendências, leia livros e artigos atuais sobre a área e analise com afinco as demandas para a função que deseja desempenhar. Dessa maneira, você pode descobrir nichos ainda mais interessantes e com maiores chances de contratação.
Mesmo durante a procura pelo emprego dos sonhos, não deixe de desenvolver habilidades. Se você já trabalha na área, melhor. Se é um universo novo, não perca tempo: participe de palestras, workshops, cursos de atualização etc. Busque potencializar seus pontos fortes e melhorar o que ainda não está bom.
Atualizar o currículo é vital, afinal, ainda hoje ele é uma excelente ferramenta para “vender” um profissional. Reveja os principais pontos do seu, retirando o que não vale a pena ser citado e incluindo o que você sabe que fará diferença para a vaga em questão.
Observe se o currículo tem um visual interessante e todos os dados de contato. Na maioria das vezes, menos é mais, então, a não ser que seja solicitado, evite incluir informações da vida pessoal, pretensão salarial ou textos muito longos.
É muito importante estar pronto para quando for chamado para entrevistas. Prepare-se para responder todas as perguntas e mantenha uma postura calma, mas decidida, diante do recrutador.
Não aumente ou invente habilidades que não tem, nem minta sobre projetos dos quais não participou. Demonstre que entende do que está falando, mas sem pretensão. Se não tem domínio de um assunto abordado, deixe claro que está com muita vontade de aprender e buscar novos desafios.
Um bom networking é questão de sobrevivência no mercado de trabalho. Acione seus antigos contatos e deixe-os saber que agora está em busca de novas oportunidades. Podem ser ex-colegas, chefes ou professores, além de amigos.
Mostre-se para o mercado e também esteja aberto para novas conexões que podem dar aquele empurrão na sua carreira. Não tenha receio de contatar pessoas que são referência na área em que você procura uma colocação. Uma abordagem respeitosa e profissional pode render bons frutos!
Não tenha medo de se candidatar a uma vaga por imaginar que é “muita areia para seu caminhão”. Se você está seguro de suas capacidades e elas correspondem ao que é solicitado pela empresa, não há motivos para não tentar.
Participar de entrevistas dá um gás na autoestima e faz com que você esteja em contato mais próximo com o mercado de trabalho. Também é interessante inscrever seu currículo em sites de vagas e ficar de olho no que aparece.
Em tempos de economia turbulenta, às vezes é preciso ser flexível quanto à expectativa de remuneração. Afinal, o emprego dos sonhos pode não ter o salário dos sonhos. No entanto, se entender que há possibilidade de crescimento mais adiante, pode ser um bom investimento, ainda mais se você tem pouca ou nenhuma experiência na área. Observe, ainda, quais portas a vaga pode abrir e os benefícios que virão com ela.
Para encarar a busca pelo emprego dos sonhos, ter a saúde em dia é muito importante, já que esse processo requer muita energia e dedicação. Fuja do estresse se exercitando com regularidade e tendo um sono de qualidade. Esses são pilares básicos da qualidade de vida e impactam diretamente no seu humor e ânimo.
Por último, mas igualmente importante: mantenha-se otimista! As dificuldades podem aparecer e o mercado de trabalho no país é instável, porém é preciso persistência e pensamento positivo.
Em entrevistas, mostre-se entusiasmado e focado, com uma atitude positiva. Comportamentos negativos certamente não causarão uma boa impressão e podem comprometer seriamente o parecer do recrutador a seu respeito.
Mudar de profissão ou empresa pode não ser fácil, mas é perfeitamente possível ter sucesso na empreitada. Seguindo essas dicas imperdíveis, com certeza o emprego dos sonhos vai ficar mais perto de você!
Se você gostou do post, aproveite para se cadastrar no site do ManpowerGroup e acessar as vagas disponíveis. Estamos há mais de 65 anos no mercado, oferecendo a oportunidade certa no momento certo!